Do cruzamento entre duas pessoas, uma com o tipo sanguíneo ab e outra do grupo o, podem ter filhos com o(s) tipo(s) sanguíneo(s):
Respostas
O cruzamento entre uma pessoa com tipo sanguíneo AB com uma pessoa com tipo sanguíneo O podem resultar em filhos com sangue tipo A ou tipo B.
Padrão de herança no sistema ABO
A forma mais comum de categorizar o tipo sanguíneo do ser humano é através do sistema ABO. Este sistema leva em conta o tipo de glicoproteínas presentes nas hemácias, que são chamadas de aglutinogênios.
Existem dois tipos de aglutinogênios, os do tipo A, que condicionam ao sangue tipo A e os do tipo B, que condicionam ao sangue tipo B. Ambos os tipos podem ainda estar presentes, o que condiciona ao sangue tipo AB. Quando nenhum aglutinogênio está presente, a pessoa apresentará sangue tipo O.
Quanto ao padrão de herança, a presença ou ausência de aglutinogênios será determinada por um gene que possui três possíveis alelos. O alelo A, que condiciona ao aglutinogênio tipo A e o alelo B que condiciona ao aglutinogênio tipo B são codominantes, ou seja ambos possuem dominância e podem se manifestar ao mesmo tempo, caso ambos estejam presentes, que é o que ocorre no sangue tipo AB.
Já o alelo recessivo i condiciona ao sangue do tipo O. Por ser recessivo, são necessárias duas cópias deste alelo para esta característica se manifestar no fenótipo.
Diante do exposto acima, se temos um cruzamento entre uma pessoa com sangue tipo AB e outra com sangue tipo O, sabemos que os genótipos destas pessoas são AB e ii, respectivamente. Analisando este cruzamento no quadro de Punnett, temos o seguinte resultado:
AB × ii
A | B
i | Ai | Bi
i | Ai | Bi
Assim, concluímos que resultarão em genótipos Ai e Bi. Como i é um alelo recessivo, o fenótipo resultante será de filhos com sangue tipo A ou sangue tipo B.
Você pode continuar estudando sobre o padrão de herança do sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12692578
#SPJ4