Considere o excerto a seguir:
“Quando pensamos sobre o que é essencialmente uma coisa, pensamos sobre sua natureza distinta, ou características formais, e sobre sua constituição material típica. Então pensamos sobre forma e matéria. E uma vez que estabelecemos a noção de essências, podemos começar a explicar como as coisas diferem. A natureza do canguru é diferente da natureza do ser humano, ou da estrela. [...] É a natureza de uma determinada coisa que dá forma e definição às partes materiais. Agora, uma vez que tenhamos reconhecido que realmente existem tipos diferentes de coisas, diferentes essências que você pode dizer, no mundo ao nosso redor, também poderíamos começar a pensar na presença de algo comum em todos eles, algo em comum nas estrelas, e seres humanos e cangurus.”
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A essência é algo comum entre as estrelas, os seres humanos e cangurus, ou seja, a todos os tipos de coisas que são, por mais diferentes que sejam.
PORQUE
II. A essência responde ao que é, ou ao fato de que existe, e todos eles estão unidos pelo fato de todos serem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Resposta: alternativa 1
Explicação: livro: Essência e Existência
também poderíamos começar a pensar na presença de algo comum em todos eles, algo em comum nas estrelas, e seres humanos e cangurus. Todos estão unidos pelo fato de todos existirem. Todos eles têm que ser.
Resposta: ALTERNATIVA 5
Explicação: Agora, uma vez que tenhamos reconhecido que realmente existem tipos diferentes de coisas, diferentes essências que você pode dizer, no mundo ao nosso redor, também poderíamos começar a pensar na presença de algo comum em todos eles, algo em comum nas estrelas, e seres humanos e cangurus. Todos estão unidos pelo fato de todos existirem. Todos eles têm que ser. Uma boa declaração resumida é que a essência responde ao que uma coisa é, enquanto a existência ou o ser responde ao que é, ou ao fato de que existe. Observe que isso significa que todos esses tipos diversos de coisas existem. A existência é algo comum a todos os tipos de coisas que são, por mais diferentes que sejam. Isso nos mostra que o mistério filosófico de nossa natureza, nossa essência, é distinto do mistério de nossa existência. São tópicos relacionados, mas também são distintos.
NÃO É A ESSÊNCIA QUE É COMUM E SIM A EXISTÊNCIA