O analfabetismo político representa uma estagnação social, uma zona de conforto cega, desprovida de consciência política, evidenciada pelo conhecido discurso pronunciado pelos equivocados do tipo: “odeio política”, “política não se discute” e materializada em atitudes como desligar o rádio na “Hora do Brasil” ou o televisor durante o horário da propaganda eleitoral obrigatória”. A partir da leitura do texto abordado na Unidade IV, do Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Aristóteles, filósofo grego, afirmou que a natureza do indivíduo se apresenta em toda a sua complexidade nos momentos em que ele está focado em sua intimidade, e isso também inclui as questões que envolvem a política. PORQUE II. O sujeito só se torna um animal político quando, após a revisão de seus preceitos morais e éticos, consegue eliminar a essência fundamental existente na formação da vida em sociedade e passa a refletir acerca de sua natureza primitiva. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
as duas são preposições falsas. Aristóteles fala do ser na sociedade e o conceito de animal político pra ele é o contrário do apresentado.
Explicação:
Resposta: I e II são asserções falsas.
Explicação:
"O fim de cada coisa é justamente a sua natureza, assim como o todo é anterior às partes. Dessa forma, além da comunidade política ser a natureza de todas as outras comunidades, ela é lógica e ontologicamente anterior a estas. Por isso ela deve prevalecer sobre as outras partes. Do mesmo modo, o cidadão é aquele que, por deliberar e criar leis, é um homem melhor do que os outros que não participam do governo, diferenciando, naturalmente os homens entre senhores e escravos."
"Portanto, o animal político ou cidadão é o homem livre que goza de direitos naturais por sua competência em comandar, enquanto que aos homens dotados apenas de robustez física e pouco intelecto são aptos para obedecer, e essa analogia se estende a relação entre a soberania da cidade e as comunidades que participam dela com seus fins específicos. A cidade é soberana porque visa o bem comum, soberano. O homem livre é soberano porque é senhor de si."
Bons estudos.
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