Em uma empresa de produção de peças automobilísticas, o custo de cada peça está atrelado a duas variáveis: seu material e sua dimensão, que são representados, respectivamente, pelas grandezas x e y.
A cada tipo de material diferente está associado um coeficiente x, e para cada trio de dimensões de comprimento, altura e largura está associado um único coeficiente y. Esses dados são todos conhecidos e tabelados na empresa, sendo necessário apenas utilizá-los em uma equação que relaciona as duas grandezas, de forma a retornar o custo referente à produção da peça.
Após muito estudo e modelagens matemáticas, engenheiros descobriram que o custo de cada peça baseado no seu material e em suas dimensões, x e y, é dado pelo determinante D que aparece abaixo, em que x e y são parâmetros tabelados na empresa e o valor do determinante é dado em reais.
D =\begin{vmatrix}1-x & 0 & x+2 \4 & y-1 & 1 \4y & a-x & 0 \\end{vmatrix}
Na expressão do determinante o parâmetro a é uma constante que indica a inflação atual, o que pode vir a interferir no preço final do produto.
Uma determinada peça possui o material referente a um coeficiente x = 2, o trio de dimensões a um coeficiente y = 1 e apresenta um custo de produção de R$ 255,00.
Nessas condições, o valor de a é igual a
Respostas
Resposta:
a = 17
Explicação passo a passo:
Substitua os valores dados x = 2, y = 1 e D = 255 na matriz e ache o valor de a:
O valor do parâmetro a que representa a inflação é igual a 17. Para resolver a questão temos que utilizar o cálculo do determinante da matriz utilizada por esta empresa de peças automobilísticas.
Cálculo do parâmetro a
Sabemos que o material utilizado possui um valor de x = 2 e um valor de y = 1 e o custo de produção será igual a R$ 255,00. O determinante com estes valores de coeficientes será:
Para encontrar o valor de a temos que aplicar o método para calcular o determinante de matriz de ordem 3, para isso aplicamos a Regra de Sarrus. O primeiro passo é repetir as duas primeiras colunas ao lado da matriz:
Agora multiplicamos os elementos de cada uma das três diagonais no mesmo sentido da diagonal principal e somamos os valores:
Dp = (-1*0*0) + (0*1*4) + [4*4*(a - 2)]
Dp = 16(a - 2)
Agora multiplicamos os elementos de cada uma das três diagonais no mesmo sentido da diagonal secundária e somamos os valores:
Ds = (4*0*4) + [(a-2)*1*(-1)] + (0*4*0)
Ds = -(a - 2)
O valor do determinante é a subtração de Dp por Ds, como o determinante é 255:
Dp - Ds = 255
16(a - 2) - [-(a - 2) = 255
16(a - 2) + (a - 2) = 255
17(a - 2) = 255
a - 2 = 255/17
a - 2 = 15
a = 15 + 2
a = 17
Para saber mais sobre determinantes, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/45804489
#SPJ2