Na teoria da Sociedade de Risco de Ulrich Beck, o autor propõe uma metáfora: o “casamento polígamo” da ciência com a economia, a política e a ética. Considere os exemplos relacionados nos itens I, II e III: I- O acidente nuclear em Chernobil, na Ucrânia. II- O rompimento da barragem de Mariana. III- A alta mortalidade de aves causada pelo uso prolongado de DDT no passado. Assinale a alternativa correta, dentre os exemplos supracitados que ilustram esse “casamento polígamo”: A) Apenas o item I está correto. B) Os itens I, II e III estão corretos. C) Os itens I e II estão corretos. D) Os itens II e III estão corretos.
Respostas
Temos no Brasil, assim como ocorreu em Mariana, outras barragens de extração de minério com riscos de rompimento e sem políticas públicas para que sejam evitadas ou multadas antes de um acidente.
Chernobyl, na Ucrânia, por um desastre nuclear que envolveu um teste de segurança de reatores, está inabitada por longos anos, sendo a alternativa correta a de letra c).
Semelhanças entre os desastres ecológicos de Mariana e Chernobyl
A energia nuclear liberada em Chernobyl foi suficiente para inabitar a cidade por até 20 mil anos para que se torne segura a habitação humana. Ainda se encontram pessoas morando próximas, mas a quantidade é pequena, e há avisos para que isto não seja permitido.
Nas barragens de extração, percebemos que ficam acumulados muitos detritos abaixo das águas que vão aumentando com o tempo. Este processo acaba forçando um rompimento que causaria desastres e mortes em grandes proporções como o acontecido no Brasil, em Mariana.
Saiba mais sobre desastres naturais em: brainly.com.br/tarefa/36354358
#SPJ9