"Forma farmacêutica: estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem após uma ou mais operações farmacêuticas executadas com a adição de excipientes apropriados ou sem a adição de excipientes, a fim de facilitar a sua utilização e obter o efeito terapêutico desejado, com características apropriadas a uma determinada via de administração."
Respostas
Resposta: Cápsula: É uma forma farmacêutica sólida em que o princípio ativo e os excipientes estão contidos em um invólucro solúvel duro ou mole, normalmente formado de gelatina.
Solução: É uma forma farmacêutica líquida que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis.
Creme: É uma forma farmacêutica semissólida formada por uma fase lipofílica e uma fase hidrofílica, geralmente utilizada para aplicação externa na pele ou nas membranas mucosas.
Pomada: É uma forma farmacêutica semissólida que contém um ou mais princípios ativos em baixas proporções solúveis ou dispersos em uma base adequada usualmente não aquosa.
Comprimido: É uma forma farmacêutica sólida contendo uma dose única de um ou mais princípios ativos, com ou sem excipientes, obtida pela compressão de volumes uniformes de partículas.
Explicação:
Resposta:
I-2; II-3; III-1.
Explicação: