• Matéria: Português
  • Autor: liliathaynara3
  • Perguntado 3 anos atrás

A ficção inquietante de Jeferson Tenório


Bruna Carla dos Santos

[...] Publicado em 2013 em Porto Alegre e vencedor do prêmio de “Livro do Ano” da Associação Gaúcha dos Escritores, O beijo na parede, já em terceira edição, é um romance que chama a atenção pela forma com que arrebata o leitor, fazendo-o percorrer os cenários da carência material e afetiva que marcam os desvalidos alojados na metrópole contemporânea.

[...] Já de início, mais precisamente no primeiro parágrafo do livro, somos capturados por essa voz narrativa em primeira pessoa: “quero dizer a vocês que não gosto do futuro. Nem dos planejamentos. Também quero acrescentar que sou um menino meio precoce. E quando a gente ganhar mais intimidade, eu conto porque fiquei assim. Se vocês acharem que vale a pena eu conto.”

[...] Jeferson Tenório vai além do simples retrato da carência e da discriminação. Reveste seus personagens de um comovente espírito de solidariedade, cumplicidade e respeito ao outro. João aprende com seu Ramiro lições de humanidade forjadas na dor e no abandono. Mesmo sobrevivendo com pouquíssimos recursos, o velho quase sempre faz suas apostas no jogo do bicho. E, quando ganha, gasta todo o prêmio num jantar com os vizinhos. Dias depois, sem nada para comer, recebe o pão salvador das mãos do menino. A partir destes gestos e de outros, como o que leva o narrador a todo instante mencionar o “beijo na parede”, o romance de Jeferson Tenório nos fascina e se transforma, ele sim, em leitura imprescindível para jovens de todas as idades.



Disponível em: https://www.letras.ufmg.br/literafro/resenhas/ficcao/1195-a-ficcao-inquietante-de-jeferson-tenorio-por-bruna-carla-dos-santos. Acesso em: 20 jun. 2022.



A resenha de “O beijo na parede”, de Jeferson Tenório, apresenta parte da realidade das personagens descritas no romance e reflexões da resenhista a respeito das desigualdades sociais presentes na obra.

02 -Na resenha, como podemos identificar a voz da resenhista e a voz do autor da obra? Apresente um trecho de cada uma das vozes identificadas para justificar a sua resposta.

Por favor!! É pra agr!!

Respostas

respondido por: 4leph
0

A resposta é que podemos identificar a voz da resenhista quando ela se refere ao livro, e a voz do autor-narrador, quando temos trechos do livro.

Abaixo, as justificativas.

O beijo na parede

No trecho abaixo, temos a voz da resenhista, que apresenta o seu ponto de vista sobre a obra:

  • "O Beijo na parede, já em terceira edição, é um romance que chama a atenção pela forma com que arrebata o leitor, fazendo-o percorrer os cenários da carência material e afetiva que marcam os desvalidos alojados na metrópole contemporânea."

Já no trecho seguinte, vemos a voz do autor-narrador, retirada do livro,  e que está em citação direta na resenha:

  • "Quero dizer a vocês que não gosto do futuro. Nem dos planejamentos. Também quero acrescentar que sou um menino meio precoce. E quando a gente ganhar mais intimidade, eu conto porque fiquei assim. Se vocês acharem que vale a pena eu conto.”

Para futuras tarefas de interpretação de texto, siga o seguinte passo-a-passo:

  1. Leia o texto.
  2. Leia o texto mais uma vez, mas desta vez, fazendo pausas onde encontrar pontos, vírgulas, e outros marcadores do discurso como travessões, exclamações, etc.
  3. siga adiante nas pausas, se entendeu o que leu até ela. Algumas vezes, uma pausa acrescenta sentido à anterior, então talvez você tenha de ler um período inteiro para entender o contexto. Se não entendeu, releia.
  4. Siga nesse processo até o fim do texto.

Agora, faça as seguintes perguntas para si mesmo:

  • Com quem ocorre o fato narrado?
  • Como ocorre o fato narrado?
  • Onde ocorre o fato narrado?
  • Em quais circunstâncias ocorre o fato narrado?
  • As palavras estão sendo usadas em seu sentido real (gato = animal) ou é só como um "modo de dizer" (gato = homem bonito)

Atente-se que nem sempre um texto terá respostas para todas estas perguntas, este é um resumo simples, uma base para você entender como interpretar.

Anote todas as respostas para estas perguntas, e, de posse delas, ficará mais simples interpretar textos.

Mais sobre interpretação de texto https://brainly.com.br/tarefa/4461173

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares