Respostas
ter elevada capacidade de carga por viagem, o que o torna o principal meio de transporte cargueiro do mundo; ser seguro, visto que um navio tem menos chances de sofrer ataques (por piratas, por exemplo) do que um meio de transporte terrestre, que está mais suscetível a roubos.
Resposta: Mesmo que, atualmente, existam navios e submarinos ultra modernos, não são apenas vantagens que o transporte marítimo representa, há também fatores desvantajosos nesse meio.
Vantagens
Entre as vantagens do transporte marítimo, podemos destacar:
ser muito barato, principalmente quando comparado ao transporte aeroviário;
ser capaz de alcançar lugares muito distantes, desde que sejam banhado por mar ou rios;
ter elevada capacidade de carga por viagem, o que o torna o principal meio de transporte cargueiro do mundo;
ser seguro, visto que um navio tem menos chances de sofrer ataques (por piratas, por exemplo) do que um meio de transporte terrestre, que está mais suscetível a roubos.
Desvantagens
Já em relação às suas desvantagens, temos:
um transporte muito lento, podendo demorar até mais de um mês e meio para alcançar o destino final (para exemplificar, uma viagem de navio do Brasil para a China demora em média 45 dias para ir e 45 dias para voltar);
limitações quanto ao desembarque de cargas e pessoas, visto que isso só é possível em locais especiais, como portos e embarcadouros;
requer altos investimentos (manutenção de grandes navios, reformas e atualizações de engenharia em portos, obras de dragagem, criações de canais etc.) para a viabilização e manutenção do transporte.
Deste modo, ao fazermos um balanço acerca de todas as vantagens e desvantagens do transporte marítimo, percebemos que, em certas circunstâncias, ele é o meio mais aconselhável de deslocamento (como o transporte de carros e petróleo, por exemplo).
Porém, há situações em que, devido à sua lentidão, ele é expressamente contraindicado, como é o caso do transporte de produtos perecíveis e frágeis.
Transporte marítimo no Brasil
Quando comparamos o Brasil com as nações que atualmente são referências no transporte marítimo — Alemanha, China, Estados Unidos, Holanda e Singapura —, é fato que infelizmente ainda estamos um passo atrás nos quesitos investimento e logística de operação.
Contudo, mesmo não contando com uma infraestrutura de ponta, nosso país utiliza em larga escala o transporte marítimo. Como destaque, podemos citar o escoamento de cargas como soja, milho, petróleo e minério de ferro em navios cargueiros nacionais para diversos países, principalmente para China e Holanda.
Outro ponto que merece ser pautado acerca do transporte marítimo no Brasil é que ele também é bastante utilizado em comunidades ribeirinhas, em embarcações mais precárias, mais precisamente na região Norte do país.
Principais portos
Atualmente, os principais portos do Brasil são: Porto de Santos; Porto de Paranaguá e Porto Itapoá.
Porto de Santos
Localizado no interior paulista, o Porto de Santos é disparado o porto mais importante do Brasil, concentrando cerca de 31% de todas as operações náuticas de grande porte do país.
É por ele que grande parte da nossa soja e minério de ferro escoam para a Europa e para a China, representando assim em um enorme valor comercial para o desenvolvimento da economia.
Porto de Paranaguá
Localizado no estado do Paraná, o Porto de Paranaguá ganha notoriedade no cenário brasileiro porque é a partir dele que chegam os principais produtos importados pelo país. Figurando em segundo lugar como líder em operações, esse porto acumula cerca de 9% do total de transações marítimas no Brasil.
Porto Itapoá
Em terceira lugar de relevância, temos o Porto Itapoá, que fica no litoral de Santa Catarina e concentra por volta de 7% das atividades comerciais nacionais via mares. É nesse porto que grande parte da produção de proteínas (principalmente carnes bovinas e suínas) é transportada para Europa e Ásia.
Explicação:
Transporte marítimo: o que é, vantagens e desvantagens! Via Stood