Psicologia e Políticas Públicas | Economia
As ideias do filósofo Jean Jacques Rousseau (França, século XVIII) sobre como deveria ser um Estado Nacional foram decisivas para a independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789).
Qual das alternativas abaixo caracteriza o pensamento deste autor?
a) A crítica a um Estado que tem servido para submeter os mais pobres e para proteger os interesses dos mais ricos e poderosos e a defesa de um Estado democrático de direitos que combata a pobreza, incentivando a educação.
b) Antecipando os ideais do liberalismo, defende um contrato social no qual o poder político esteja associado ao direito à vida, à liberdade e à propriedade.
c) A defesa de uma ética do trabalho, do poder do mercado e do fim da política e assim das políticas sociais, entendendo o Estado como um mal necessário.
d) Promovendo a autocrítica burguesa e buscando civilizar o capitalismo, pretende que o Estado seja um mediador civilizador, um verdadeiro estado de bem-estar social (welfare state).
e) Entende a desigualdade como efeito das relações sociais e critica um estado que não consegue atacar as condições que sustentam a desigualdade (acúmulo de capital).
Respostas
A forma como as ideias do liberalismo promoviam o direito à vida, à liberdade e à propriedade se conectam com a influência direta da Revolução Francesa, partindo de políticas de base para a quebra do estado monárquico e ascensão da Constituição Federal como um documento que regula a ação do governo.
Como as ideias de Rousseau podem ser interpretadas?
A partir do Contrato Social, onde para o autor seria necessário distinguir a questão da igualdade para todos e do comprometimento entre todos, ou seja, a vontade de viver do ser humano em uma sociedade de bem comum deveria ser coletiva.
Mais sobre a Revolução Francesa:
https://brainly.com.br/tarefa/22022342
#SPJ1
Resposta:
A
Explicação:
Fui por eliminação e creio que seja essa, visto que Rousseau era contra a propriedade privada, monarquia e a educação guiada pelo divino!