(ENEM/2016, com modificações) A relação entre trabalho e modo de produção capitalista é: I. Baseada na posse dos meios de produção pelos empresários capitalistas e pela venda da força de trabalho por parte do trabalhador; assim, no capitalismo, o trabalho é como qualquer outra mercadoria colocada à disposição no mercado. II. Estruturada na distribuição equânime de renda e no declínio do capitalismo industrial e tecnocrata. III. Determinante para a ocorrência de conflitos entre as classes sociais. IV. Determinante para a ampliação da exploração do trabalhador. Está correto apenas o que se afirma em: a. I, II e III. b. II, III e IV. c. III e IV. d. I e III. e. I, III e IV.
Respostas
Resposta: Resposta: E. I, III e IV
Explicação: A relação entre o trabalho e o modo de produção capitalista não resulta em distribuição equânime da renda, tampouco no declínio do capitalismo industrial. Ao contrário, essa relação reforça a concentração de renda e fortalece o capitalismo.
A alternativa correta sobre a obra do sociólogo e economista Karl Marx e o tema do trabalho no capitalismo é: "e. I, III e IV.".
Para isso, é preciso compreender de que maneira o trabalho é lido pela ótica do marxismo.
Trabalho e marxismo
Dentro dos escritos colocados pelo sociólogo e economista Karl Marx, o capitalismo é estruturado pela posse dos meios de produção, onde os trabalhadores vendem a sua força de trabalho, sem uma distribuição equânime da renda.
Além disso, o conflito de classes, descrito pela luta de classes, é aspecto central do marxismo, assim como o capitalismo está relacionado com a exploração do trabalhador.
Para mais sobre Karl Marx, leia: https://brainly.com.br/tarefa/27021397
#SPJ2