Respostas
Resposta:
- O homem pré-histórico registrou sua evolução através dos seus instrumentos, armas, fósseis, utensílios, gravuras, pinturas e fragmentos de joalheria e ornamentação.
Os homens do período Paleolítico Superior (c. 30 mil a 10 mil a.C.) eram nômades, deslocavam-se de um lugar para outro em busca de alimentos, ou seja, procuravam tudo o que era necessário para sustentar a vida por meio da caça, da pesca, da coleta de frutos, sementes e raízes. Os indivíduos confeccionavam e utilizavam objetos de pedra lascada, ossos e dentes de animais.
Nessas sociedades, os homens e as mulheres viviam em bandos, dividindo o espaço e as tarefas. Para se protegerem do frio, da chuva, e dos animais ferozes, buscavam abrigo nas cavernas ou reentrâncias de rochas.
A principal característica dos desenhos desse período é o naturalismo. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. Aparecem primeiro macarrões – pintados ludicamente sobre barro mole – impressões de mãos e pés, e mais tarde o desenho.
O artista desenhava e pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava. Tudo parece indicar uma relação com ritos ou crenças e à apropriação. Para homens como os do Paleolítico Superior, desconhecedores da agricultura e da domesticação de animais, caçadores sempre ao capricho de clemência do tempo e provavelmente ao azar, sempre temerosos pelo dia de amanhã, esses animais eram tudo.
Explicação: