A implantação de um centro de distribuição requer um bom planejamento e avaliação de questões estratégicas para que suas instalações respondam aos importantes requisitos. Um CD acaba por concentrar grande parte de custos e, portanto, deve ser bem estudado.
Suponha que você seja líder da área de logística de uma empresa distribuidora de produtos de limpeza e que seu gerente de vendas tenha sinalizado que deseja um novo CD na Serra Gaúcha. Com isso, deve-se começar o projeto para a operação. Para tanto, você vai até o local checar se os itens que são imprescindíveis ao CD constam no município indicado.
Sendo assim:
a) Elabore uma checklist de todos os pontos que devem ser verificados para o local em que se pretende alocar o CD, colocando-os em uma tabela como perguntas que possam ser respondidas com "sim", se o item de verificação aparece, e "não", para o contrário.
b) Faça um breve comentário sobre a importância de pelo menos cinco desses pontos.
Respostas
Resposta:
a) Checklist:
b)b) Pontos a serem checados:
Acessibilidade de transportes: é importante verificar se o CD está próximo a uma rodovia para que haja celeridade na chegada dos caminhões ou veículos leves.
Proximidade do cliente: a partir da cadeia de clientes e fornecedores que compõem as ligações com o CD, é necessário entender a distância do armazém em relação a esses pontos, para que haja o menor percurso improdutivo possível.
Disponibilidade de mão de obra: há que se projetar o mercado de mão de obra disponível no local das instalações físicas e se a região metropolitana ou do centro urbano conta com operadores a serem contratados. Nesse caso, há que se verificar também se há linhas de fácil acesso de transporte coletivo.
Impostos e custos do terreno: para a implementação do CD no local escolhido também deve ser checado se há possíveis incentivos fiscais do governo para cálculo dos impostos, custos do terreno, taxas municipais ou de uso de serviços públicos.
Ofertas de imóveis: uma boa pesquisa de ofertas de imóveis pode garantir economicidade na escolha.
Explicação: