• Matéria: Sociologia
  • Autor: dsijo49j0x2304
  • Perguntado 3 anos atrás

Auguste Comte expõe em seus estudos uma perspectiva de análise social calcada na ideia de evolução e desenvolvimento das sociedades, que concordam com os seus preceitos positivistas. Assim, é com base em tais ideias que Comte institui a “classificação das sociedades denominada ‘A Lei dos três Estados’” (LAKATOS, 1990, p. 43), que podemos definir a partir de Lakatos da seguinte maneira:



a.
Estado teológico ou fictício; Estado metafísico ou abstrato e Estado Socialista.

b.
Estado político, Estado Econômico e Estado positivo ou cientifico.

c.
Estado teológico ou fictício; Estado metafísico ou abstrato; Estado positivo ou cientifico.

d.
Estado Católico, Estado Protestante e Estado ateu.

e.
Estado capitalista; Estado socialista e Estado anarquista.


dsijo49j0x2304: letra C

Respostas

respondido por: RicardoRamos1998
0

A alternativa correta que versa sobre o tema da Lei dos três Estados, do sociólogo francês Auguste Comte, é: "Estado teológico ou fictício; Estado metafísico ou abstrato; Estado positivo ou cientifico.".

Para isso, é preciso compreender a obra de Auguste Comte, assim como sua explicação para as questões teológicas, filosóficas e científicas.

Auguste Comte e o positivismo

O sociólogo francês Auguste Comte elaborou a teoria chamada de positivismo, como uma vertente que colocava a ciência enquanto o estrato superior do conhecimento humano.

Nisso, Comte elaborou a Lei dos três Estados, a partir de uma classificação histórica do conhecimento das sociedades. Nela, os seres humanos evoluíam intelectualmente, saindo de um pensamento meramente teológico, caminhando para o filosófico e chegando na ciência.

Para mais sobre Auguste Comte, leia: https://brainly.com.br/tarefa/11926342

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares