O diabetes constitui um grave problema de saúde pública por sua alta frequência na população, suas complicações, sua mortalidade, além dos altos custos financeiros e sociais envolvidos no tratamento e da deterioração significativa da qualidade de vida.
Cumprir a dieta adequada é parte fundamental no tratamento do diabetes. Vários estudos têm apontado um baixo seguimento dos pacientes à dieta recomendada. O ato de comer é bastante complexo e não significa apenas a ingestão de nutrientes, mas envolve também uma amplitude de emoções e sentimentos, além de valores culturais específicos. Nesse sentido, muitas vezes “comem-se” simbolicamente o nervosismo, a ansiedade e as frustrações do cotidiano. O comportamento alimentar está relacionado tanto com aspectos técnicos e objetivos (o que, quanto e onde comemos), como também com aspectos socioculturais e psicológicos. Há um sistema de valores, de símbolos e significados que estão associados à dimensão do comer e que precisam ser compreendidos pelos profissionais de saúde, para maior eficácia das ações com pacientes submetidos a rigoroso controle alimentar.
Uma parte substancial dos relatos evidenciou dificuldade no seguimento da dieta prescrita pelos profissionais, frequentemente associada a uma imagem negativa, já que seguir o esquema alimentar prescrito por um período de tempo prolongado é tarefa extremamente penosa para algumas entrevistadas. Realizar a dieta recomendada reveste-se de vários significados, tais como a perda do prazer de comer e beber, a restrição da autonomia e o cerceamento da liberdade para se alimentar como e quando desejar. As limitações e proibições impostas pela doença e seu tratamento tiram a liberdade de fazer o que se tem vontade, o que provoca um viver triste.
Segundo os textos, a grande dificuldade de seguir o tratamento do diabetes consiste em
a) criar e instituir uma dieta saudável para os pacientes diabéticos.
b) alterar e seguir um controle alimentar rigoroso ligado a valores culturais de baixo prestígio.
c) reconhecer e destruir toda uma mitologia de símbolos e valores associados ao ato de comer.
d) iniciar e manter uma dieta específica para acabar com o nervosismo em pacientes diabéticos.
e) mudar e adaptar os hábitos alimentares do paciente para uma alimentação específica, associada ao desprazer.
Respostas
respondido por:
4
Segundo os textos, a grande dificuldade de seguir o tratamento do diabetes consiste em: iniciar e manter uma dieta específica para acabar com o nervosismo em pacientes diabéticos. Portanto, a única alternativa correta é letra ''d''
Diabetes
Doença causada pela falta ou má absorção da insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas, cuja função principal é quebrar as moléculas de glicose e transformar em energia para nosso corpo.
Tipos de diabetes
- Diabetes tipo 1: O pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. insulina.
- Diabetes tipo 2: em geral, aparece em pessoas com mais de 40 anos;
- Diabetes gestacional: como o nome já diz, aparece durante a gravidez, principalmente em grávidas acima do peso.
Principais sintomas
- urinar demais;
- muita sede;
- aumento do apetite;
- Feridas que demoram a cicatrizar.
Alguns fatores de risco
- Falta de atividade física regular;
- Hereditariedade;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Idade acima dos 40 anos.
Entenda mais sobre Diabetes em: https://brainly.com.br/tarefa/5732239
#SPJ1
respondido por:
0
Resposta: Letra D
Explicação:
Geekie teste XD
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
88**9**93**76**82**55**.,,.,..,.,,,,,,,,,,,,,