5. Um capital de R$ 15.800,00 poderá ser aplicado alternativamente à taxa de 1,5% a.m. ou 18% a.a. Após um prazo de aplicação qualquer, podemos afirmar que as taxas são equivalentes?
Respostas
A taxa de juros nominal não é equivalente entre períodos distintos, portanto não podemos fazer essa afirmação.
Para entender melhor sobre taxa de juros nominal, vamos saber a sua forma de cálculo.
Como calcular as taxas de juros?
Para entendermos como a taxa de juros pode ser convertida entre períodos diferentes, precisamos entender primeiro o que é taxa de juros efetiva, taxa de juros equivalente e taxa de juros nominal.
A taxa de juros efetiva é aquela aplicada diretamente no cálculo que se utilizam de juros compostos, como financiamento e aplicações financeiras. Se ela possuir equivalência entre períodos, isto é, é chamada de taxa de juros equivalente. Tal equivalência se dá na forma: (1+i) = (1 + t)^n
Já a taxa de juros nominal é aquela cuja apresentação se dá em um período diferente de sua aplicação. O exemplo é uma taxa de juros anual sendo capitalizada mensalmente. A formula é: i = in / n.
Assim sendo, a conversão da taxa de juros anual de 18% para a mensal ocorre pela simples divisão desta pelo número de meses, ou seja, im = 18% / 12 = 1,5%, caracterizando assim uma taxa de juros nominal.
Saiba mais sobre taxa de juros aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18315392
#SPJ9