Um professor se destaca para o trabalho e preocupa-se por ficar sem combustível. O montante do combustível que ele utiliza segue uma distribuição normal a cada parte do deslocamento dele, mas o montante de combustível que ele usa no caminho de casa varia mais. Os montantes de combustível que ele usa para cada parte do deslocamento são também independentes uns dos outros. Aqui são sumarizados as estatísticas para o montante de combustível utilizado para cada parte do deslocamento:
Média
Desvio Padrão
Trabalho
Casa
Suponha que o carro possua 25 litros de combustível no tanque, e o professor pretende dirigir até o trabalho, e de volta pra casa. A probabilidade de ficar sem combustível é aproximadamente?
Respostas
A probabilidade do professor ficar sem combustível é zero.
O que é desvio padrão?
O desvio padrão é definido pela raiz quadrada da variância e demonstra o quanto os dados estão dispersos em relação a média.
Como resolver?
Vamos extrapolar a média até atingir o desvio padrão, para o percurso do trabalho e da casa.
Sabendo que o professor tem disponível 25 litros de combustível, somamos os dois valores e verificamos se a soma ultrapassa o combustível disponível.
Solução
Para o percurso do trabalho, temos uma média de 10 l, podendo variar até 1,5 l.
10 + 1,5 = 11,5 litros
Para o percurso da casa, também temos uma média de 10 l, podendo variar até 2 l.
10 + 2 = 12 litros
Utilizando a possibilidade de utilizar o máximo de combustível nos dois percursos, temos um total de 23,5 litros de combustível.
Subtraindo do combustível disponível, temos:
25 - 23,5 = 1,5 litros
Logo restaria um total de 1,5 litros de combustível na hipótese de maior consumo dentro do desvio padrão. Tendo um possibilidade de zero chances de ficar sem combustível.
❏ Seção de links para complementar os seus estudos sobre desvio padrão:
- https://brainly.com.br/tarefa/20558327
#SPJ1