• Matéria: História
  • Autor: ribeiroguiomar673
  • Perguntado 3 anos atrás

alguém pode fazer um mini resumo sobre isso pra mim​

Anexos:

marialuisabcardoso12: Olá!
marialuisabcardoso12: Realizo trabalhos acadêmicos a partir de R$10,00. Entre em contato comigo para realizar um orçamento (71)98240-6465!

Respostas

respondido por: nicolysouzas
0

Resposta:

Entre 1794 e 1802 a ilha foi governada por Toussaint L'Ouverture, que tentou reorganizar sua economia. Mas o líder negro sofria de uma forte afeição pelos senhores brancos, os mestiços, e também se opunha a que os libertos não quisessem trabalhar nas fazendas de seus antigos senhores. poder, derrubou a lei abolicionista aprovada pelos jacobinos e enviou um exército de 25.000 homens para retomar São Domingos. As forças de Bonaparte invadiram a ilha, prenderam o líder negro e o enviaram para a França, onde foi torturado e morto.

No entanto, as lutas pela independência continuaram, agora sob o comando do ex-escravo Jean-Jacques Dessalines, que havia sido general do exército de L'Ouverture. Sob o lema "Liberdade ou Morte!" O exército Dessalines derrotou os franceses e proclamou a independência de Santo Domingo em 1804. O novo governo escolhe o nome indígena da ilha do Haiti, derivado de arawak ahiti, que significa "terra montanhosa". .. A República do Haiti torna-se a primeira nação na América a abolir a escravidão e a segunda a se tornar independente. No entanto, a França não reconheceu a independência do Haiti até 21 anos depois, e com uma compensação significativa.

As vitórias dos negros escravizados no Haiti espalharam o haitismo por toda a América, ou seja, o medo de revoltas de escravos bem-sucedidas como as que desencadearam a luta pela liberdade nesta ilha centro-americana.

Explicação:

eu só copiei o texto e utilizei um método que consiste em traduzir do português-inglês-espanhol-frances-italiano-alemao- português.

não conferi, então se não tiver ok me desculpa


ribeiroguiomar673: muito obrigado
Perguntas similares