Respostas
Resposta:O dínamo é um aparelho capaz de gerar corrente contínua.
...
Veja algumas delas:
Bicicletas: são os dispositivos ligados às rodas e que são responsáveis por alimentar uma lanterna.
Freio regenerativo: carros elétricos e híbridos usam a atração magnética para diminuir a velocidade e carregar parte da bateria.Os componentes do dínamo
Eixo: parte na qual transmite o movimento de rotação para o ímã.
Ímã: fica em torno do eixo e oscila para induzir a corrente elétrica na bobina.
Bobina: conjunto de espiras metálicas enroladas. Geralmente são feitas em cobre.
Esses são os componentes básicos de um gerador de energia elétrica a partir da energia mecânica. Um aparelho real e funcional contará com diversas outras partes. As quais devem variar conforme a finalidade do dispositivo.A energia mecânica é aplicada para girar o eixo no qual se encontra o ímã. Essa energia pode vir de diversos lugares. Por exemplo, desde o movimento das águas de um rio ou a rotação das rodas de uma bicicleta. Com isso, ímã entrará em movimento circular e suas polaridades serão invertidas a cada 180 graus de rotação.
Essa oscilação na posição relativa entre o ímã e a bobina faz com que uma corrente contínua seja induzida em um fio condutor ligado ao dínamo. Isto é, o movimento do ímã faz com que os elétrons livres dentro do material condutor mudem de posição. Dessa forma, acontece o surgimento de uma diferença de potencial (ddp). Consequentemente, uma corrente elétrica.