Leia o excerto a seguir: “A Amazônia, com sua natureza exuberante e ao mesmo tempo frágil, acolheu uma grande diversidade de povos, ao longo da história, no interior de suas matas e na beira dos rios. Depois da Conquista, em 1500, estes povos passaram a ser chamados, genericamente, de indígenas. Os relatos dos cronistas das primeiras viagens de portugueses e espanhóis, ao longo dos rios Solimões e Amazonas, nos séculos XVI e XVII, fazem inúmeras referências à abundância de alimentos que encontraram em todas as povoações ao longo dos rios principais e de seus afluentes, à alta densidade populacional de numerosas ‘nações’ que habitavam a região.” Fonte: LOEBENS E. H. F.; CARVALHO, P. D.; Amazônia indígena: conquistas e desafios. Manaus, Estudos Avançados. v. 15, n. 3, p. 237-255, jan. 2005 Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os curares e quinas, pode-se afirmar que os princípios ativos das duas formulações são semelhantes, porque:
Respostas
São constituídas por alcaloides, elaboradas por povos indígenas amazônicos, descritas pelos exploradores do Novo Mundo, e representam grandes avanços farmacêuticos e médicos em nível global.
Povo indígena
A agricultura de grande escala é um imenso ralo, consome 70% de toda água utilizada no planeta. Mas quem garante essa água toda são as florestas! Áreas protegidas e produção de água andam juntas. São nestas áreas que rios e nascentes estão protegidos.
As florestas das terras indígenas e reservas ambientais são bombas de água que arremessam bilhões de toneladas de água na atmosfera. Dá pra encher muitas vezes todas as caixas d’água do Brasil, todos os dias.
Quem é fundamental nisso tudo são os índios. Eles são muito importantes na proteção da floresta. Enquanto 20% da floresta amazônica foi desmatada nos últimos 40 anos, as terras indígenas na Amazônia legal perderam apenas 1,9%. Proteger a mata é proteger nascentes e rios.
Saiba mais sobre a floresta amazônica em: https://brainly.com.br/tarefa/6929137
#SPJ1