Respostas
Resposta:
De acordo com Luckesi: “[...]O ser humano não age sem fins independentemente de quais sejam e de a que nível de consciência estejam. Poderão ser fins considerados positivos ou fins considerados negativos, poderão ser finalidades que estão manifestadas no nível da consciência ou poderão ser finalidades que estão assinaladas nas camadas do inconsciente. Não importa. O fato é que, na origem de toda conduta humana, há uma escolha; isso implica finalidades e também valores [...]”O ato de planejar é a atividade intencional pela qual se projetam fins e se estabelecem meios para atingi-los. Por isso, não é neutro, mas ideologicamente comprometido. O ato de planejar, como todos os outros atos humanos, implica escolha e, por isso, está assentado numa opção axiológica. É uma "atividade-meio", que subsidia o ser humano no encaminhamento de suas ações e na obtenção de resultados desejados, e, portanto, orientada por um fim. O ato de planejar se assenta em opções filosófico-políticas; são elas que estabelecem os fins de uma determinada ação. E esses fins podem ocupar um lugar tanto no nível macro como no nível mico da sociedade. Situe-se onde se situar, ele é um ato axiologicamente comprometido. Apesar desse fato constitutivo do ato de planejar, a prática do planejamento em nosso país, especialmente na Educação, tem sido conduzida como se fosse uma atividade neutra, sem comprometimentos. Por vezes, o planejamento é apresentado e desenvolvido como sé tivesse um fim em si mesmo; outras vezes, é assumido como se fosse um modo de definir a aplicação de técnicas efetivas para obter resultados, não importando a que preço”.
Planejamento e Avaliação na Escola: articulação e necessária determinação ideológico.
Cipriano Carlos Luckesi
Nesse sentido, o autor conceitua planejamento como:
Escolha uma:
a. O ato de planejar se assenta na seleção de conteúdos, portanto, do ponto de vista técnico e neutro visando à transmissão de conteúdos.
b. Momento exclusivo definição de técnicas eficientes para que a aprendizagem aconteça. Uma técnica neutra de prever a administração dos recursos disponíveis da forma mais eficiente possível.
c. Ação realizada todo final ou início de ano com a finalidade de preencher formulários. Geralmente se dá a partir da segunda coluna – conteúdos que são transcritos dos índices do livro didático.
d. uma atividade intencional através da qual projetam-se os fins e estabelecem-se os meios para atingi-los, porém não é neutro, mas ideologicamente comprometido.