Faça um resumo falando sobre a disputa econômica entre China e Estados unidos, explique porque existe essa divergência entre os dois países
Respostas
Resumo sobre China × EUA
China e EUA vivem momentos de tensão e conflitos nos campos diplomático e econômico desde muito tempo atrás, mas algumas das disputas atuais têm suas raízes em meados do século XX.
Nesse período, os EUA haviam apoiado os nacionalistas durante a Revolução Chinesa, além de terem assinado um acordo de proteção mútua com Taiwan, território considerado uma província rebelde pela China.
Em um contexto de Guerra Fria, a China rompeu com a URSS e houve reaproximação com os EUA.
Na década de 1980, enquanto os EUA reafirmavam a sua hegemonia internacional, a China dava início a importantes reformas internas, com destaque para a sua gradual abertura econômica.
Como resultado, a economia chinesa cresceu de maneira acelerada no final do século XX. Nos anos 2000, o país alcançou um papel importante no cenário econômico internacional.
A China se tornou a segunda maior economia do mundo, e a sua indústria passou a se destacar em diversos setores, notadamente tecnologia e telecomunicações.
Embora China e EUA venham mantendo relações comerciais e diplomáticas, o crescimento chinês é interpretado como uma ameaça à hegemonia econômica estadunidense.
Em 2018 teve início uma guerra comercial entre China e EUA, com o país norte-americano anunciando tarifas sobre os produtos importados chineses.
As tensões se acirraram com a alegação, pelos EUA, de espionagem por parte de grandes empresas chinesas do setor de telecomunicações como a Huwaei, uma das pioneiras da tecnologia 5G.
No ano de 2022, a China viu como uma provocação direta a visita de uma congressista norte-americana à ilha de Taiwan, aumentando o clima de tensão entre os países.
Espero ter ajudado, foi o que consegui