URGENTE!!!
Você foi escolhido para preparar uma palestra de boa-vindas para os novos concursados da prefeitura municipal de sua cidade. Seu chefe considera essa prática importante, pois a maioria dos indivíduos está ingressando pela primeira vez no setor público e, como você sabe, existem muitas diferenças entre ele e o setor privado.
Dessa forma, faça uma apresentação onde, além dos itens citados acima, conste:
1) As principais características da gestão burocrática.
2) As três características que formam o tipo ideal de burocracia segundo Weber, explicando cada uma delas.
Respostas
Resposta:
1) São características da gestão pública burocrática: a padronização de procedimentos, a formalização nas comunicações, a racionalidade, a divisão do trabalho, a meritocracia, a especialização da administração e a previsibilidade de funcionamento.
2)As características que formam o tipo ideal de burocracia destacadas por Weber são:
- Formalidade ou legalidade (respeito às leis): as organizações burocráticas são constituídas por normas e regulamentos explícitos que definem antecipadamente como a organização deve funcionar, ditando os direitos e deveres dos seus membros, em todos os níveis hierárquicos, ou seja, todos são iguais perante a lei.
- Impessoalidade: a administração burocrática não considera as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargos e funções. Sendo assim, o poder das pessoas é proveniente dos cargos que ocupam. Da mesma forma, o superior recebe a obediência pelo cargo que ocupa e não pela pessoa que é. Por isso, quando as pessoas se aposentam ou vão embora, os cargos continuam.
- Profissionalismo: cada funcionário da burocracia é um profissional porque se especializa na tarefa de seu cargo; é assalariado; ocupa um cargo que é sua principal atividade na organização; é nomeado, promovido ou demitido por seu superior hierárquico; seu mandato é por tempo indeterminado; segue carreira na organização; não é proprietário dos meios de produção e administração; é fiel ao cargo e se identifica com os objetivos da organização, defendendo os interesses desta.
Explicação: