• Matéria: Psicologia
  • Autor: Selma03
  • Perguntado 3 anos atrás

A Psicologia Social estuda a subjetividade dos fenômenos comunitários, ou seja, o conjunto de registros simbólicos, subjetivos, psicológicos que os sujeitos produzem e que é parte dos fenômenos sociais. Marque a alternativa que apresenta a importância desse estudo no âmbito do preconceito e dos estigmas sociais em uma comunidade.
Para a formulação de políticas públicas, em termos de desenvolvimento comunitário, mais eficaz e condizente com a realidade de exclusão de grande parte das comunidades existentes em função da dificuldade destas em lidar com o estranho ou diferente daquilo que é normatizado no seio comunitário.


A compreensão de que os preconceitos e os estigmas sociais só existem enquanto modalidade de compreensão do outro, porque existe no sujeito um registro desse preconceito como valores, atitudes, formas de pensar, significados, sentidos, etc. relativos aos elementos que fundamentam os mesmos no sujeito e precisam ser removidos.


Devidos às exigências legais que exigem práticas de anti-discriminação e tolerância especialmente em pequenas comunidades onde preconceitos e estigmas se inserem nas representações sociais de seus integrantes.


Por que somente a Psicologia Comunitária tem o conjunto de ferramentas próprias para combater tais fenômenos sociais e promover a diversidade tão importante para a implementação de processos comunitários.


Por que o combate aos preconceitos, estigmas e todo tipo de discriminação é uma tarefa básica de todo psicólogo social mesmo aqueles que atuam no âmbito da Psicologia Social Clássica estudando tais fenômenos através de experimentos em laboratório.

Respostas

respondido por: natalydabraga
1

Resposta:

pq a convivência saudável, em primeiro lugar e importante para possamos, viver em paz, e também pq tratar as pessoas com discriminação, até pq ninguém e melhor que ninguém. e mais fácil julgar e ludibriar, do que acolher uma pessoa que sofre preconceito. o combate a o preconceito e uma luta que todos nós, temos que lutar juntos pelos direitos dos negros, dos jovens com deficiência ( cadeirante, deficientes visuais, e etc.) e todo tipo de discriminação,que qualquer pessoa sofrer deve ser feito um boletim de ocorrência, para que esse ser, pague pelo sofrimento que ele ( ela ) causou a vítima dessa violência.

Explicação:

espero ter respondido a sua pergunta, de forma corretamente. bjos. . .

respondido por: Matheusieti
3

O papel do psicólogo social a partir da base sobre o preconceito e os estigmas sociais se fortalecem a partir do respeito às diferenças bem como um olhar focado na prática humanitária, fortalecendo as atitudes, formas de pensar a ressignificação sobre o olhar tradicional da sociedade. Alternativa A.

Como podemos observar a psicologia social?

A psicologia social atua a partir do estudo e da análise dos comportamentos do indivíduo, neste caso citado, o combate ao preconceito deve partir de uma série de possibilidades, desvinculando o ser humano da ideia que ele é um ser apenas individual, logo, fazemos parte de um espaço coletivo e o respeito à diversidade é fundamental.

Mais sobre a psicologia social:

https://brainly.com.br/tarefa/24018160

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares