Cada órgão regulamentador da enfermagem tem finalidade e objetivo distintos, sendo que no processo histórico da profissão dessas entidades no Brasil houve contextos e situações específicas para que fossem criadas e desenvolvidas em prol dos trabalhadores de enfermagem. Imagine que você é enfermeiro recém-concursado de um município de médio porte, de modo que, após algum tempo de trabalho, você nota a insatisfação dos trabalhadores de enfermagem quanto às jornadas excessivas de trabalho, aos salários baixos e à desvalorização de modo geral com os profissionais. Você identifica também que não existe na região nenhum sindicato que defenda a categoria de enfermagem. Diante disso, descreva de que forma você criaria um sindicado dos profissionais de enfermagem, quais seriam as etapas a seguir e quais os documentos necessários.
Respostas
Resposta: No primeiro momento, para se efetivar um sindicato dos trabalhadores de enfermagem e conseguir um registro sindical junto ao Ministério do Trabalho, será necessário reunir um grupo de profissionais interessados na criação do sindicato.
A partir disso, montar a primeira diretoria, que deve ser inteiramente formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da região. Todos precisam apresentar a carteira de identificação do Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
Também será necessário elaborar atas de todas as assembleias (reuniões) de abertura da entidade, das eleições realizadas para ser escolhida a diretoria e os respectivos membros, entre outros documentos que comprovam atividades.
É importante contar com o apoio de gestores e políticos que representam o município, uma vez que a abertura da entidade é publicada em Diário Oficial da cidade. Logo, o sindicato de enfermagem passa a realizar suas atribuições em defesa da qualidade dos serviços de enfermagem.
Explicação:
88**9**93**76**82**55**..,,..,.,.,.,...