• Matéria: Psicologia
  • Autor: Nateresa5409
  • Perguntado 2 anos atrás

3. 1. Descreva as divergências fundamentais entre parmênides e heráclito sobre a realidade do ser (sobre as coisas, a realidade). (vale 0,5

Respostas

respondido por: gabipquintana
0

Sobre as divergências entre Parmênides e Heráclito podemos citar que Heráclito acreditava que tudo sempre estava em constante mudança, porém Parmênides acreditava que o ser humano era eternamente imutável.

As causas do conflito sobre a realidade do ser

Como é observável nas concepções dos dois, o conflito ocorre por conta da divergência radical de ideias, pois enquanto um acreditava na mutação constante como verdade, o outro acreditava justamente no contrário.

Compreendendo as teorias

  • Para Heráclito por exemplo, "não era possível tomar banho duas vezes no mesmo rio". Em uma concepção filosófica devemos compreender que o rio que nós tomamos banho pela primeira vez já não é mais o mesmo, pois agora possui os microorganismos que estavam presentes em nosso corpo, tendo ele sofrido uma mudança, mesmo que pequena, em sua composição.

  • Já para Parmênides por exemplo, “o ser é e o ser não é", ou seja, ou o ser humano é um ser inteiro, e se ele tivesse partes, algo nele poderia ser separado, o que não faria parte mais do ser, sendo assim um não-ser.

Aprenda mais sobre Heráclito em https://brainly.com.br/tarefa/20558510

#SPJ4

Perguntas similares