b. Por que a periferia é definida como uma "senzala moderna" e o Sarau da Cooperifa, como um "quilombo cultural"? Qual é a importância cultural do Sarau da Cooperifa em relação à literatura?
Respostas
A periferia enquanto "senzala moderna" reflete o seu caráter excludente, onde nem todas as manifestações chegam, sendo o Sarau da Cooperifa um "quilombo cultural" ao reunir seus moradores em torno de um movimento literário que, por algum momento, retira-os da senzala.
A inserção da literatura na periferia
O texto analisado demonstra que, enquanto local de exclusão, as periferias receberam massivamente os negros recém-libertos do sistema escravista, assim, sua configuração distanciava os moradores do consumo de obras culturais historicamente elitizadas.
Até que, eventos como o Sarau da Cooperifa transformaram essa realidade ao promover nesses locais oportunidades de contato com a cultura, seja o Hip-Hop ou a literatura, democratizando as manifestações artísticas.
Segue um trecho do texto em estudo:
A literatura é dama triste que atravessa a rua sem olhar para os pedintes, famintos por conhecimento, que se amontoam nas calçadas frias da senzala moderna chamada periferia. Frequenta os casarões, bibliotecas inacessíveis a olho nu e prateleiras de livrarias que crianças não alcançam com os pés descalços.
Aprenda mais sobre as configurações socieconômicas das periferias: brainly.com.br/tarefa/6922764
#SPJ2