A partir da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, o movimento moderno se consolidou e se difundiu na década de 1950 em diversas capitais brasileiras.
Sobre o modernismo e o contexto histórico brasileiro, assinale a alternativa correta.
A.
O movimento modernista foi o palco de intensas transformações no cenário cultural brasileiro.
B.
O crescente ritmo de industrialização do país e as novidades culturais que chegavam ao Brasil pelo Rio de janeiro foram os primeiros empecilhos ao desenvolvimento desse movimento.
C.
A força do movimento moderno residiu no seu discurso social, no entanto, sua nova estética não buscou atender às demandas populares por habitação, escola e hospitais.
D.
As mudanças na arquitetura brasileira, durante o modernismo, se devem unicamente ao desenvolvimento de novos materiais e à evolução da arte da construção.
E.
Os primeiros ensaios da arquitetura moderna no Brasil apareceram em 1930, período que marca o rompimento da nossa arquitetura com a influência de países como a França, a Alemanha, a Itália e os Estados Unidos.
Respostas
Resposta:(B)
Explicação:
A Semana de arte moderna de 1922, representou um marco na cultura brasileira, gerando transformações profundas e consolidando o movimento modernista no país. Alternativa correta: letra A.
O Modernismo no Brasil
O Modernismo no Brasil se caracterizou como um movimento artístico, cultural e literário cujo objetivo era romper com o tradicionalismo e com as regras sobre como fazer arte que existiam até então.
O movimento prezava pela independência e valorização da cultura brasileira, adotando a simplicidade no discurso, para se aproximar da linguagem popular.
O Modernismo no Brasil se divide em três fases:
- Primeira fase: início nos anos de 1920 com as primeiras manifestações do movimento. Nessa fase, destacam-se Oswald de Andrade e Mário de Andrade;
- Segunda fase: ocorre a partir dos anos 30. Nessa fase, destacam-se Rachel de Queiroz, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo; José Lins do Rego; Cecília Meireles e Vinícius de Morais;
- Terceira fase: ocorre a partir de 1945. Nessa fase, destacam-se João Cabral de Melo Neto; Vinícius de Moraes; Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Assim podemos concluir que o movimento modernista no Brasil trouxe profundas transformações para a cultura brasileira, tendo como seu marco inicial a semana de arte moderna de 1922.
Aprenda um pouco mais sobre o modernismo aqui: brainly.com.br/tarefa/1800774
#SPJ2