Respostas
Resposta:
Nas famílias brasileiras o desperdício acontece pela falta de planejamento das refeições, onde se perde o alimento por guardá-lo de forma errada, ou ainda fazer mais comida no dia-a-dia do que o necessário. Em média, cada brasileiro desperdiça 41,6 kg de alimentos por ano.
O Brasil é um dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, segundo dados da Food and Agriculture Organization the United Nations (2015) desperdiçando cerca de 35% da sua produção anualmente.
O desperdício de alimentos, como explica Freire Junior e Soares (2017), começa a partir do momento em que alimentos ainda bons para o consumo são descartados por serem feios ou deformados.
Existem na Câmara dos Deputados 20 projetos em trâmite de lei para a doação de alimentos, mas que estão há muito tempo parados, isso apenas evidencia o descaso e a falta de interesse na pauta de desperdícios de alimentos, visto que essas leis poderiam ajudar na mudança do cenário de desperdício de alimentos no Brasil.
Considerando o momento pelo qual o país está passando, no auge da pandemia da Covid-19, onde muitas pessoas perderam seus empregos, uma pesquisa publicada em 05/04/2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pensann), mostra que atualmente 116,8 milhões de brasileiros se encontram em situação de insegurança alimentar, isto é, não têm certeza se terão comida para o próximo dia, tiveram que diminuir a quantidade e a qualidade dos alimentos e/ou estão passando fome.
Explicação:
espero ter ajudado