O economista tcheco Joseph Shumpter é o formulador da interpretação liberal do imperialismo. Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que melhor resume a tese do autor.
A) Shumpter, na esteira dos marxistas revolucionários, propunha a ruptura revolucionária, aproveitando a brecha aberta pela crise imperialista.
B) Schumpeter, diferente de social-democratas e marxistas revolucionários, acreditava que a guerra imperialista não era o resultado do capitalismo, mas sim da sobrevivência de irracionalidades pré-capitalistas. Logo, a solução seria aprofundar o capitalismo, que ainda não estaria plenamente desenvolvido.
C) Shumpter, na esteira dos social-democratas, propunha a reformulação do capitalismo pela ação do Estado. Assim, seria possível contornar os efeitos mais violentos da expansão imperialista.
D) Schumpter, diferente de social-democratas e marxistas revolucionários, endossou a expansão imperialista, partindo da tese da superioridade europeia sobre outras regiões do mundo.
E) Schumpter, tal como os marxistas revolucionários, acreditava que o Estado deveria interferir no processo de desenvolvimento do capitalismo, no sentido de atenuar os efeitos mais drásticos do sistema e construir, assim, relações internacionais mais harmônicas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Schumpeter, diferente de social-democratas e marxistas revolucionários, acreditava que a guerra imperialista não era o resultado do capitalismo, mas sim da sobrevivência de irracionalidades pré-capitalistas. Logo, a solução seria aprofundar o capitalismo, que ainda não estaria plenamente desenvolvido.
Explicação:
Ajudei? Marque como a melhor resposta!
respondido por:
0
Resposta correta letra D.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás