• Matéria: Geografia
  • Autor: alissongermanod6100
  • Perguntado 3 anos atrás

Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica duas populações de uma mesma espécie ficaram

Respostas

respondido por: JLFagundez
1

a) Diferenças morfológicas observadas em populações de uma mesma espécie separadas por barreiras geográficas (rios, florestas, montanhas, vales, etc.) podem ser expostas durante a vida dessas populações. Aparece com uma variedade de pressões em diferentes regiões.

b) A especiação é chamada de segregação de espécies para dar origem a duas ou mais espécies distintas. Existem três tipos de especiação:

  • Especiação alopátrica
  • Especiação simpátrica
  • Especiação parapátrica

Populações morfologicamente distintas

Um fator chave no processo de especiação é o isolamento reprodutivo. Ou seja, as espécies não se cruzam e não produzem descendentes férteis quando ocorre o cruzamento. Isso demonstra o processo de especiação.

Quando esse isolamento é causado por barreiras geográficas, é especiação alopátrica.

Esse isolamento geográfico leva a alterações genéticas em ambas as populações ao longo do tempo, pois o cruzamento entre as populações é dificultado e as diferenças morfológicas entre elas se tornam mais pronunciadas.

Complemento do enunciado:

Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.

a) Explique sucintamente como as duas populações podem ter se tornado morfologicamente distintas ao decorrer do tempo.

b) No caso fez duas populações voltarem a entrar em contato pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve especiação?

Leia mais sobre populações morfologicamente distintas em: https://brainly.com.br/tarefa/20432398

#SPJ4

Perguntas similares