Respostas
Resposta:
1. Regulamentação
Alguns exemplos de placas de regulamentação são:
pare;
proibido parar e estacionar;
vire à direita (ou esquerda);
sentido proibido;
2. Advertência
Há também as placas amarelas de advertência, ou placas de alerta. Elas devem ser levadas muito a sério, já que apontam perigo na pista. Algumas delas são:
pista irregular;
curvas acentuadas;
presença de rodovias;
risco de cruzamentos;
declive acentuado;
sentido duplo;
entre outras.
3. Indicação
As placas de fundo verde orientam os condutores em relação ao destino, com o uso de setas e indicação específica dos quilômetros. Se os condutores estiverem em Florianópolis, por exemplo, encontrarão sinalizações como “São José 6” ou “Palhoça 14”, com o número ao lado indicando a distância em km.
4. Educativas
Caso você já tenha encontrado uma sinalização de trânsito retangular e de fundo branco, você passou por uma placa educativa. Dois exemplos: “Devagar, trânsito de pedestres” e “Pedestre, ande na faixa”.
5. Sinalização de obras
Um detalhe interessante é que as placas de obras são temporárias e costumam ser utilizadas também para indicar possíveis problemas nas vias. São exemplos típicos:
“desvio à direita a 100m”;
“máquinas na pista a 200m”;
estreitamento de pista à esquerda.
Por fim, algumas dessas placas também costumam conter uma placa menor, com a indicação da distância das obras na pista.
6. Atrativos turísticos
Elas são identificáveis pelo fundo, geralmente na cor marrom e com letras brancas, indicando os locais por meio do nome e também de um símbolo. Em alguns casos, também trazem informações um pouco mais detalhadas, com a utilização de setas e dos quilômetros de distância para chegar lá.
7. Auxiliares
Elas indicam aos condutores e pedestres como encontrar alguns serviços importantes, como correios, aeroportos, restaurantes e até mesmo borracharias e serviços mecânicos. Também é comum encontrar sinalizações para postos de gasolina.
Explicação:
Bons estudos