A divisão do poder é um conceito geral do direito constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada estado. Como dito, os estados são personalidades jurídicas e a lei que dá a "cara do estado" é a constituição. No brasil a última promulgada é de 1988, com diversas pequenas reformas ao longo dos anos, mas que não muda seu jeito de ser. Esta divisão do poder também é conhecida como sistema de freios e contrapesos (checks and balances system), que visa garantir que um poder não interfira nas ações do outro e que existam freios para segurar os avanços de um poder sobre o outro e contrapesos, para que possíveis avanços também não tirem a essência de cada poder do lugar. Pasme você: talvez seja essa a explicação mais simples que se pode encontrar por aí. O fato é que esse sistema funciona como se fosse uma gangorra – aquelas em que as crianças de outrora brincam nos parquinhos: o ideal para não passar sustos ou não cair é que a gangorra fique centralizada, em um ângulo de 180 graus. A partir do momento em que há alguém mais pesado em uma das pontas da gangorra, ela penderá para o lado de quem tem mais quilos. O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel. Valenciano, tiago. A política e seu campo próprio: como entendê-la? formação sociocultural e ética i. Unicesumar: maringá, 2022. Considerando o exposto no texto e relacionando ao tema estudado, analise as afirmações a seguir. I. O brasil possui constituição promulgada em 1988 sem reformas realizadas, pois não pode ser modificada. Ii. Segundo o texto, o sistema de freios e contrapesos é comparado a um brinquedo devido à falta de responsabilidade dos líderes políticos. Iii. O sistema de freios e contrapesos se resume a um poder não se envolver nas ações do outro para que a essência e o papel de cada um permaneça. Iv. Segundo o texto, a divisão do poder possui relação com o direito constitucional o qual estuda e desenvolve teorias com o intuito de aprimorar os princípios gerais de cada estado. É correto o que se afirma em alternativas alternativa 1: i e ii, apenas. Alternativa 2: iii e iv, apenas. Alternativa 3: i, ii e iv, apenas. Alternativa 4: ii, iii e iv, apenas. Alternativa 5: i, ii, iii e iv
Respostas
Considerando o conteúdo do texto e o tema estudado, divisão do poder, a resposta correta é a da alternativa 2: III e IV, apenas.
Sobre divisão do poder
Pelo disposto na Constituição da República Federativa do Brasil, os poderes são divididos em Legislativo, Executivo e Judiciário. Em verdade, se trata de divisão de atribuições e de funções do Estado, uma vez que o poder é uno, indivisível.
Por meio dessa divisão de funções, o Estado se faz presente nas vidas dos cidadãos, seja editando normas que regem sua vida, seja fazendo-as cumprir.
Como forma de se manter a independência entre os poderes e garantir o equilíbrio do Estado, evitando a ingerência de um poder sobre outro, criou-se o que se denomina de sistema de freios e contrapesos.
Resolvendo as afirmativas.
I. O brasil possui constituição promulgada em 1988 sem reformas realizadas, pois não pode ser modificada.
A afirmativa está errada. O próprio texto diz que ela "é de 1988, com diversas pequenas reformas ao longo dos anos, mas que não muda seu jeito de ser."
II. Segundo o texto, o sistema de freios e contrapesos é comparado a um brinquedo devido à falta de responsabilidade dos líderes políticos.
A afirmativa está errada. O sistema de freios e contrapesos visa justamente evitar que ocorra o efeito da gangorra, com um lado pendendo em razão do maior peso do outro lado. Ele visa ao equilíbrio.
III. O sistema de freios e contrapesos se resume a um poder não se envolver nas ações do outro para que a essência e o papel de cada um permaneça.
A afirmativa está correta. De acordo com o texto, "O sistema de freios e contrapesos existe justamente para que o efeito da gangorra não aconteça e que cada poder cumpra seu papel."
IV. Segundo o texto, a divisão do poder possui relação com o direito constitucional o qual estuda e desenvolve teorias com o intuito de aprimorar os princípios gerais de cada estado.
A afirmativa está correta. Do texto: "A divisão do poder é um conceito geral do direito constitucional, um campo do conhecimento destinado a estudar e desenvolver teorias voltadas às constituições dos países, aprimorando cada vez mais estas que são os princípios gerais de cada estado."
Saiba mais sobre divisão do poder em: https://brainly.com.br/tarefa/53745246
#SPJ4