Mulheres espartanas as mulheres espartanas tomavam parte em todos os exercícios e trabalhos, praticavam todas as atividades consideradas masculinas à época, inclusive a luta. Os exercícios procuravam desenvolver a força física da mulher, que era acostumada desde cedo a realizar trabalhos domésticos — muitas vezes, em afazeres que exigiam maior preparo físico: transportar água, moer grãos etc. A educação feminina em esparta também era função do estado: o dever das mulheres era, antes de tudo, trazer à pátria filhos sadios e vigorosos. Elas praticavam em campos especiais, divididas em classes, conforme a idade, o salto, a corrida, a luta, o lançamento de disco e de dardo, o canto e a dança. Essas mulheres trajavam apenas uma leve túnica de lã, do mesmo modo que os rapazes. Os costumes espartanos permitiam relações mais próximas e livres entre os sexos, tanto que em certas festas religiosas havia danças e cânticos dos quais mulheres e homens participavam inteiramente desnudos. Chiés, p. V. Movimento, porto alegre, v. 12, set. -dez. 2006 (adaptado). O texto trata de alguns aspectos da educação das mulheres, em especial a prática de atividades físicas, que era responsabilidade do estado espartano, sendo que este tinha como intuito principal que as mulheres a) participassem de atividades físicas competitivas. B) fossem preparadas para afazeres domésticos intensos. C) tornassem o corpo belo para as atividades culturais. D) igualassem as condições físicas entre mulheres e homens. E) condicionassem o corpo para a reprodução de filhos saudáveis
Respostas
respondido por:
0
A letra E) é a que melhor se encaixa no contexto sociocultural do proposito educacional das mulheres espartanas.
Mesmo fazendo atividades consideradas masculinas, as mulheres de Esparta só faziam devido a um propósito machista: condicionar o corpo para reprodução de filhos saudáveis.
Para entender como responder o enunciado é necessário saber o contexto histórico de Esparta.
Esparta
- Era uma cidade-estado que ficava localizada na Grécia antiga.
- A cultura era voltada para o nascimento de filhos homens saudáveis, como a educação feminina ser totalmente condicionada para esse objetivo.
- Porém, ao longo da história existiam boatos de que mulheres espartanas controlavam seus maridos e que viviam em promiscuidade.
- Era comum levar crianças e bebês para anciões para eles decidirem se estas poderiam continuar vivendo ou se deveriam ser sacrificadas por causa de alguma deficiência.
Aprenda mais sobre Esparta clicando aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9648598
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás