• Matéria: ENEM
  • Autor: naosounerd6940
  • Perguntado 3 anos atrás

a cabine eleitoral é o templo das instituições americanas, onde cada um de nós é um sacerdote, ao qual é confiada a guarda da arca da aliança e cada um oficia do seu próprio altar". bobbio, n. teoria geral da política. rio de janeiro: elsevier, 2000 (adaptado). as metáforas utilizadas no texto referem-se a uma concepção de democracia fundamentada no(a) a justificação teísta do direito. b rigidez da hierarquia de classe. c ênfase formalista na administração. d protagonismo do executivo no poder. e centralidade do indivíduo na sociedade

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
0

As metáforas relativas à cabine eleitoral como um templo sagrado caracterizam a democracia a partir da centralidade do indivíduo na sociedade. Alternativa E.

O papel do indivíduo na sociedade democrática

Designando a cabine eleitoral como um local sagrado onde quem vota assume o papel de sacerdote, o autor da metáfora quer dizer que naquele local e naquele momento de decisão residem todo o poder de criação a partir de uma escolha autônoma desempenhada pelo eleitor, ou seja, como parte dos pressupostos democráticos, seu papel é de protagonista na definição de quem terá competência para governar o povo.

Além da associação aos preceitos criacionistas, a metáfora quer transmitir uma mensagem acerca da seriedade dos pleitos eleitorais, algo que não é compreendido por muitos eleitores, que deixam de votar devido à descrença, esquivando-se do seu papel de protagonismo quanto à constituição dos cenários políticos.

Aprenda mais sobre democracia e pleito eleitoral: brainly.com.br/tarefa/20171527

#SPJ4

Perguntas similares