12. O texto a seguir descreve aspectos da atuação do Partido Comunista na União Soviética. Leia-o e, em seguida, responda às questões.
A base do comunismo soviético era o sistema conhecido como nomenklatura, por meio do qual o partido detinha seu poder. Tratava-se de uma elaborada rede de apoios políticos, numa escala desconhecida nas sociedades pluralistas. Disso decorria que todo cargo importante no país era ocupado por um membro do Partido Comunista [...]. O partido impunha uma rígida disciplina hierárquica aos seus membros, bem parecida com a do Exército. As mais altas posições formavam uma elite fechada, uma oligarquia auto- perpetuante. Tinham o poder de monopólio e acesso exclusivo à lista fixa dos melhores cargos. Recompensavam-se generosamente: casas luxuosas, empregados domésticos, carros, a melhor assistência médica. [...] Tinham acesso a uma variedade de mercadorias negada aos outros, de gêneros alimentícios a mobília, em lojas especiais, onde pagavam com moeda forte, às quais apenas eles tinham acesso.
Com base nos conhecimentos adquiridos no capítulo, explique qual a relação entre as situações descritas no texto e o colapso da URSS
Respostas
respondido por:
9
O colapso da União Soviética se deu principalmente por ser muito fechada em relação a economia. Não havia entrada de indústrias de produtos básicos o que fez que a população começa a questionar. A insatisfação também se deu nos países satélites.
glassedyardb:
obrigada mahaylinha
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás