as infecções primárias da corrente sanguínea (ipcs) estão entre as mais comumente relacionadas à assistência à saúde. estima-se que cerca de 60% das bacteremias nosocomiais estejam associadas a algum dispositivo intravascular. em casos extremos, a mortalidade relacionada às ipcs pode atingir até 69%, como nos casos de internações em unidades de terapia intensiva. avalie se as recomendações da anvisa para a prevenção das ipcs relacionadas ao cateter periférico, contidas no documento "segurança do paciente e qualidade em serviços de saúde" que incluem: i – a antissepsia da pele pode ser realizada com soluções a base de álcool (gluconato de clorexidina 0,5 a 2%; iodopovidona alcoólico 10% ou álcool 70%). ii – a remoção dos pelos, quando necessária, deverá ser realizada sempre com lâmina de barbear. iii – a cobertura do sítio de inserção do cateter deve ser feita com material estéril. iv – recomenda-se a troca do cateter periférico em adultos a cada 72 horas. assinale a alternativa correta: escolha uma opção: a. as afirmativas ii e iii estão corretas. b. as afirmativas ii, iii e iv estão corretas. c. as afirmativas i, iii e iv estão corretas. d. as afirmativas i, ii, iii e iv estão corretas. e. as afirmativas i, ii e iii estão corretas.
Respostas
Diante do texto sobre as infecções primárias da corrente sanguínea e as recomendações da ANVISA visando a prevenção destas infecções, temos que as asserções I, III e IV apresentam proposições verdadeiras.
Portanto, o gabarito para esta questão é a alternativa C.
Prevenção de infecções primárias da corrente sanguínea
Sabemos que em qualquer hospital a principal recomendação é a prevenção, ainda mais quando se fala em infecção.
Toda a equipe recebe continuamente treinamentos de lavagem das mãos, cuidados com as manipulações ao paciente, frente a cateteres, aspirações de tubo orotraqueal, assim como traqueostomias, realização de curativos, passagem de sondas, entre outros procedimentos que podem resultar em uma infeção se não realizado de maneira adequada.
Vale destacarmos que ao pensarmos na remoção de pelos de um paciente para qualquer procedimento hospitalar, este deve ser realizado pela equipe, que terá cautela para manter a pele íntegra e será utilizado um aparelho elétrico para a tricotomia.
Entenda mais sobre infecção hospitalar aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/12182953
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,..........