Gabriel tem uma coleção com 450 bolinha e quer dividi em partes iguais para isso ele pode comprar de 48 a 70 potinhos o máximo de bolinha que ele pode colocar em um pote e
Respostas
Resposta: A coleção possui 36 bolinhas de gude.
Explicação passo a passo: O tema abordado nessa questão é mínimo múltiplo comum. O mínimo múltiplo comum representa o menor valor que é múltiplo, simultaneamente, de dois ou mais números diferentes.
Ao decompor um determinado número, devemos utilizar fatores primos. Note que os números primos são divisíveis apenas por 1 e seu próprio valor, ou seja, possuem apenas dois divisores.
Na decomposição de um número, devemos começar dividindo pelo menor fator primo, que é o número 2. Quando não for possível mais dividir por 2, passamos para o próximo fator primo, que é o 3. E seguimos dividindo por fatores primos até que o número se decomponha a 1.
Logo, a decomposição em fatores primos será:
Portanto, o MMC de 9, 12 e 18, referente ao número de bolinhas de gude na coleção, será:
Resposta: O máximo de bolinhas que Gabriel pode colocar em um pote é 9 bolinhas.
Explicação passo a passo:
Gabriel quer comprar potinhos iguais e colocar a mesma quantidade de bolinhas em cada um, portanto a única quantidade de potinhos entre 48 e 70 que permitiria Gabriel fazer isso é 50.
450 bolinhas divididos em 50 potinhos iguais resulta em 9 bolinhas por potinho.
4 5 0 / 5 0
4 5 0 9
0 0 0