Você é um viajante do tempo (no melhor estilo Operação Cavalo de Tróia, de J. J. Benítez) e escolhe voltar para 1991 na Finlândia, onde o jovem Linus Torvalds é um estudante da Universidade de Helsínquia. Meses antes ele comprou um PC com um processador Intel 80386 e colocou as mãos em uma cópia do Minix, de Andrew Tanenbaum, começando a ter ideias do que seria o seu revolucionário sistema operacional livre, o Linux.
Em formato de carta, escreva um discurso/relato com o intuito de dar um grande “spoiler” de sua criação para Linus. Lembre-se que estamos em 1991 e certas coisas ficarão difíceis de ser explicadas ao jovem da década de 1990; nesta década, mal existem telefones celulares, imagine só smartphones; a Internet está engatinhando, não está disponível comercialmente, mas está academicamente, e o próprio Linus tem acesso a ela pela sua universidade.
Em seu relato, deve conter:
O que é o sistema operacional Linux?
Quais são seus componentes, como ele é formado?
Quais são suas aplicações?
Por que ele é considerado tão seguro?
Respostas
Resposta:
O que é o sistema operacional Linux?
Uma Distribuição Linux é composta por uma coleção de aplicativos mais o kernel (núcleo) do sistema operacional.
O Linux, na realidade, é apenas o nome do kernel do sistema operacional. Isto significa que todas as distribuições usam o mesmo kernel, mas podem acoplar diversos aplicativos de acordo com o objetivo do seu mantenedor.
O Linux é um sistema operacional “Unix-like”, ou seja, tem comportamento similar ao do sistema operacional Unix (multi-tarefa e multiusuário).
Uma distribuição Linux pode ser comercial ou não comercial. No primeiro caso, o usuário paga pelo sistema e recebe suporte técnico. No segundo caso, não há qualquer cobrança pelo uso do sistema, basta o usuário fazer o download na Internet. Como não há suporte técnico, o usuário deverá tentar resolver os problemas que ocorrerem através das listas de discussão da correspondente distribuição.
Para obter informações sobre a distribuição usada, basta digitar um dos comandos abaixo.
Quais são seus componentes, como ele é formado?
1. Hardware: o seu produto;
2. Bootloader: iniciado pelo hardware, responsável pela inicialização básica, carregamento e execução do kernel Linux;
3. Kernel Linux: núcleo do sistema operacional. Gerencia CPU, memória e I/O, exportando serviços para as aplicações do usuário;
4. Rootfs: sistema de arquivos principal. Possui as bibliotecas do sistema para uso dos serviços exportados pelo kernel, além das bibliotecas e aplicações do usuário;
5. Toolchain: conjunto de ferramentas para gerar os artefatos de software do sistema.
Quais são suas aplicações?
Casa, trabalho servidores
Por que ele é considerado tão seguro?
Linux é mais seguro porque não é economicamente viável fazer vírus de desktop em um sistema operacional sem mercado
2º LINUXé mais seguro porque a maioria dos programas roda sob baixo nível de privilégio
3º Linux é mais seguro porque todo software livre possui um código sob permanente escrutínio por programadores no mundo inteiro, o que torna possível que vulnerabilidades sejam sanadas na mesma velocidade com que surgem, ao contrário de código proprietário.
4ºLinux é mais robusto porque essa mesma política permite que, nos ciclos LTS do Kernel e dos Sistemas Operacionais, os sistemas sejam extensivamente testados e corrigidos para bugs no lançamento. Isso não se aplica para sistemas Linux não-LTS
Explicação: