• Matéria: Pedagogia
  • Autor: 1904007
  • Perguntado 3 anos atrás

1.No Brasil, ainda é alta a taxa da população que não tem a leitura de obras literárias como prática do cotidiano ou, em outras palavras, que não gostam de ler. Diante disso, podemos questionar qual é o trabalho que a escola vem desenvolvendo para que muitos alunos não se identifiquem com as práticas de leitura. Dentre esses trabalhos, verifica-se que o ensino literário ainda tem como objetivo os exames vestibulares, tornando a leitura de obras um ato mecânico e obrigatório. Uma saída para tal realidade é a consideração do uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem, porém, tal utilização não deve ser apenas incorporada no ensino, mas deve expressar a interatividade e ser ajustada segundo os objetivos pedagógicos. Diante disso, de que maneira o professor pode introduzir as TDICS para que seus alunos sejam estimulados a gostar de literatura?


Levar os computadores para a sala de aula a fim de favorecer o acesso rápido das obras no formato digital.


Incentivar os alunos a baixarem aplicativos que sejam como bibliotecas virtuais.


Utilizar o projetor para expor ao coletivo perguntas sobre as obras literárias, de forma que facilite a leitura dos alunos.


Destinar um tempo na aula para que os alunos possam mexer livremente em seus celulares.


Fazer a mediação entre o conteúdo literário e o cotidiano dos alunos por meio da articulação com formas possíveis de tecnologia. CORRETA

3,33 pontos

PERGUNTA 2

Nos últimos tempos o discurso pedagógico tem enfrentado contradições no que diz respeito ao uso de tecnologias na escola. Há ainda extremo conservadorismo que busca manter alunos e professores distantes de novas abordagens e possibilidades no ensino. Diante disso, o uso de tecnologias na escola fica restrito a um exacerbado tecnicismo, resultado de um histórico processo de adoção acrítica de tecnologias voltado apenas a razões técnico-administrativas. Porém, é irrevogável a presença do mundo digital e tecnológico na educação, uma vez que é, antes de tudo, uma mudança cultural e social. Por isso, é necessário que a escola, a partir da utilização crítica e reflexiva das tecnologias, consiga enxergar as vantagens de seu uso no desenvolvimento humano do aluno. Assim sendo, assinale a alternativa que destaca a contribuição das tecnologias no desenvolvimento do aluno.


A tecnologia digital possibilita novas formas de narrativa, já que rompe com a narrativa sequencial das imagens e das formas de conhecimento, ativando e expandindo novos domínios mentais. CORRETA


A tecnologia digital permite a fixação da aprendizagem, isto é, reforça a solução universal para os problemas.


A tecnologia digital possibilita a sustentação de um conhecimento único, anulando as diversidades conceituais, o que promove maior veracidade do ensino.


A tecnologia digital possibilita, exclusivamente, o desenvolvimento dos conhecimentos técnicos.


A tecnologia digital não permite a reconfiguração do ensino e da aprendizagem, mas contribui para a inteligência gamer dos alunos.

3,33 pontos

PERGUNTA 3

Para que exista um trabalho pedagógico consistente com as tecnologias digitais, não basta apenas inseri-las, é preciso que haja intencionalidade do professor e o alinhamento com os objetivos propostos. Porém, ainda é bastante recorrente realidades que apenas sobrepõem as tecnologias na sala de aula, julgam-se mais velhos e incapazes de prepararem aulas com as TDICs, é nesse sentido que as formações de professores devem caminhar, de modo que instrumentalize os docentes a inserir adequadamente as tecnologias digitais em sala de aula. Diante disso, assinale a alternativa que indica ações imprescindíveis dos órgãos públicos para a implementação correta do uso das tecnologias digitais.


Os órgãos públicos devem contratar professores especializados.


Os órgãos públicos devem promover cursos de capacitação contabilizando-os como progressão de carreira. CORRETA


Os órgãos públicos devem comprar mais computadores.


Os órgãos públicos devem investir na formação inicial de professores para que não necessite investir na formação continuada.


Os órgãos públicos devem cobrar dos professores a capacitação individual.

Respostas

respondido por: wlawelington
1

Resposta:

Resposta 1

Fazer a mediação entre o conteúdo literário e o cotidiano dos alunos por meio da articulação com formas possíveis de tecnologia. CORRETA

Resposta 2

A tecnologia digital possibilita novas formas de narrativa, já que rompe com a narrativa sequencial das imagens e das formas de conhecimento, ativando e expandindo novos domínios mentais. CORRETA

Resposta 3

Os órgãos públicos devem promover cursos de capacitação contabilizando-os como progressão de carreira. CORRETA

Explicação:


nessaolvan: Obrigada
respondido por: kalisha2022
0

A resposta correta em relação ao uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), podemos concluir sucessivamente que as respostas corretas para cada questão a seguir são:

  1. Fazer a mediação entre o conteúdo literário e o cotidiano dos alunos por meio da articulação com formas possíveis de tecnologia.
  2. A tecnologia digital possibilita novas formas de narrativa, já que rompe com a narrativa sequencial das imagens e das formas de conhecimento, ativando e expandindo novos domínios mentais.
  3. Os órgãos públicos devem promover cursos de capacitação contabilizando-os como progressão de carreira.

Uso de TDICS na educação

TDICS ou Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são um recursos tecnológicos que podem ser utilizados para auxiliar o processo educativo. As principais vantagens são:

  • personalização do ensino
  • letramento digital
  • inclusão digital
  • aulas mais dinâmicas

Já entre as desvantagens:

  • distração dos alunos nas atividades
  • pode gerar isolamento

Aprenda mais sobre o uso de TDICS na educação em:

https://brainly.com.br/tarefa/25584762

#SPJ2

Perguntas similares