• Matéria: ENEM
  • Autor: brunasch8491
  • Perguntado 3 anos atrás

1. De acordo com a reportagem, quais são as competências que o mercado busca nos jovens atualmente?
2. Por que razão as competências socioemocionais são mais valorizadas pelo mercado de trabalho atual em detrimento das competências técnicas?
3. A reportagem informa que os processos seletivos buscam jovens com boa formação e experiência profissional, algo difícil para quem procura um primeiro emprego. Como você imagina ser possível que um estudante adquira experiências profissionais antes de conseguir seu primeiro emprego formal?
4. A reportagem cita o exemplo de pessoas que, na busca pelo primeiro emprego, recorreram ao apoio de instituições sem fins lucrativos envolvidas com a formação e colocação de jovens no mercado de trabalho. Em sua cidade existem instituições dessa natureza? Em caso positivo, descreva o nome das instituições e que serviços elas oferecem para contribuir com a inserção no mercado de trabalho.
5. Que competências valorizadas pelo mercado de trabalho citadas na reportagem você tem?
6. Entre as competências citadas na reportagem como valorizadas pelo mercado de trabalho, há alguma que você não tem, mas gostaria de desenvolver? Qual? Como você acha que pode desenvolvê-la? Caso se sinta confortável, compartilhe sua resposta com os colegas. ​

Respostas

respondido por: priscilapsd
9

A partir do nosso conhecimento em competências socioemocionais é possível responder o que se pede em:

1) De acordo com a reportagem, as competências que o mercado busca nos jovens conhecimentos técnicos específicos, inteligência emocional e capacidade responder rapidamente aos problemas.

2) O mercado de trabalho prioriza os jovens com habilidades socioemocionais mais do que as técnicas porque essas são mais difíceis de serem lapidadas, mostrando uma capacidade mais especial de quem só absorveu conhecimento técnico.

3) É possível que um estudante adquira experiências profissionais antes de conseguir seu primeiro emprego formal através de estágios, trabalhos voluntários, pesquisas, participação em projetos de monitoria, e começando como freelancer ou autônomo.

4) Sim. As mais diversas instituições de ensino do Brasil oferecem ensino técnico gratuito de formação profissional,  nas modalidades Integrada (ensino médio) e subsequente (formação profissional).

5) Podemos citar competências como pró-atividade, habilidade em lidar com estresse, trabalhar bem em grupo, autodidata, agilidade na tomada de decisões e espírito empreendedor.

6) Para desenvolver habilidades, seja ela qual for, precisamos ter metas claras, motivação, estar aberto a críticas construtivas e investir em conhecimento.

Diferença entre habilidade e competência

O sucesso profissional é algo relativo e bem subjetivo. Além da percepção pessoal do sujeito sobre o que é sucesso, é preciso determinação, estudo e principalmente dedicação.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, quem pensa em reconhecimento, precisa investir em qualificação, novos aprendizados e crescimento pessoal.

São esse empenhos que te levarão às habilidades, que por sua vez é a capacidade do indivíduo em realizar algo com facilidade e qualidade.

A habilidade cognitiva ou técnica, é a aptidão desenvolvida por treinamento. Já a competência é o conjunto dessas habilidades.

Aprenda mais sobre competências socioemocionais aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41704814

#SPJ4

Perguntas similares