"A análise sensorial de alimentos é a área da Ciência de Alimentos que estuda um dos instrumentos básicos de trabalho do nutricionista em um Laboratório Dietético, por fornecer informações importantes acerca da aceitação de um produto pelo consumidor final e para o controle de qualidade de produtos e processos. São qualidades organolépticas aquelas relacionadas ao gosto, ao odor, à aparência, à textura e a todo estímulo sensorial empregado para reconhecer o alimento ou preparação. " DOMENE, S. M. A. Técnica dietética: Teoria e aplicações. Ed. Guanabara Koogan, 2011. Sobre a influência das características sensoriais dos alimentos, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa D (O estágio de maturação de frutas e hortaliças pode ser verificado pela cor). A análise sensorial é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas como a disciplina científica utilizada para evocar, medir, analisar e identificar reações das características dos alimentos.
Como é feito a Análise Sensorial?
Os testes mais usados são: comparação pareada, triangular, duo-trio, ordenação e comparação múltipla; Métodos descritivos: Ferramentas mais usadas e potentes da análise sensorial, estes testes formulam de maneira qualitativa ou quantitativamente as amostras, incluindo odor, textura, aparência e sabor.
Complemento da Questão:
a. A técnica dietética influencia apenas as características odor, sabor e textura. Incorreto
b. O olfato é responsável por identificar aroma e sabor nos alimentos.
c. A detecção de impurezas nos alimentos não pode ser considerada uma avaliação sensorial.
d. O estágio de maturação de frutas e hortaliças pode ser verificado pela cor.
e. Alimentos crocantes estimulam altamente o sentido do olfato.
Entenda mais sobre análise sensorial de alimentos em:
https://brainly.com.br/tarefa/50844996
#SPJ4
Resposta:
Explicação: