"Com o avanço da engenharia genética e da biotecnologia, muita coisa mudou. O desenvolvimento de novos cultivares com diferentes atributos genéticos ficou mais preciso, eficiente e, eventualmente, mais rápido. O pesquisador passou a poder interferir de forma controlada e intencional no DNA (ácido desoxirribonucleico), uma molécula em forma de dupla hélice que é a base da hereditariedade). A partir daí, o cientista consegue trocar genes e alcançar a meta esperada para aquela semente. Isso tudo que ela perca as características que se pretende conservar. Assim, produzem-se organismos geneticamente modificados (OGM) com o objetivo de enfrentar diversos desafios, como a demanda por alimentos, a desnutrição humana, as mudanças ambientais e a sustentabilidade". Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras ou F para as falsas. ( ) O melhoramento genético é possível por meio de alterações genotípicas, o que causa uma modificação na estrutura morfológica de interesse alimentício (fenotípica). ( ) O melhoramento genético objetiva alcançar uma variedade com melhores características, como resistência a pragas, menor tempo de crescimento, maior vigor, dentre outras. ( ) Como exemplo ao melhoramento genético, podemos citar o trigo e arroz, que a partir de um método de reprodução em variedades semianãs resistentes a doenças, se obteve uma espécie mais resistente e com melhor produtividade mediante aos fertilizantes usados. ( ) Um outro exemplo de melhoramento genético é o da cana-de-açúcar, que foi realizado a partir do isolamento de características morfológicas, fisiológicas e anatômicas, mediante a manipulação de diferentes espécies como a Saccharum officinarum que tem alto teor de açúcar e a Saccharum spontaneum que apresenta maior vigor e tolerância as pragas e doenças. Esse processo proveu a resistência das espécies atualmente utilizadas como cultivares. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
As afirmações corretas sobre engenharia genética e biotecnologia são:
(V) O melhoramento genético é possível por meio de alterações no genótipo, o que provoca alterações na estrutura morfológica das flores alimentares (fenótipo).
(V) O melhoramento genético visa obter variedades com melhores características, incluindo resistência a pragas, menor tempo de cultivo, maior vigor, entre outras.
(V) Como exemplos de melhoramento genético, pode-se citar o trigo e o arroz, que utilizando o método de propagação de variedades semi-anãs resistentes a doenças, obtiveram espécies mais resistentes e com melhor produtividade através do uso de fertilizantes.
(V) Outro exemplo de melhoramento genético da cana-de-açúcar, que é realizado a partir do isolamento de características morfológicas, fisiológicas e anatômicas, através da manipulação de diferentes espécies como Saccharum officinarum, que possui alto teor de açúcar e Saccharum spontaneum que possui maior vigor e tolerância a pragas e doenças. Este processo confere resistência às espécies atualmente utilizadas como cultivares.
Ou a resposta correta é a alternativa (A).
Engenharia genética e biotecnologia
A biotecnologia moderna é a aplicação de técnicas de ácidos nucleicos in vitro, incluindo DNA recombinante e injeção direta de ácidos nucleicos em células ou organelas, a fusão de células fora da família taxonômica, que supera barreiras reprodutivas fisiológicas naturais ou recombinação que não é uma técnica usada no melhoramento e seleção tradicionais.
A Engenharia Genética é uma técnica de transferência de genes desejados para desenvolver e melhorar as propriedades de plantas, animais e outros seres vivos.
Benefícios das plantas geneticamente modificadas
O benefício é melhorar a qualidade das plantas para que as plantas se tornem resistentes a pragas e doenças, resistentes ao estresse hídrico, resistentes ao alto teor de sal, resistentes ao gelo e melhorando a qualidade do conteúdo nutricional.
Exemplos de engenharia genética bem-sucedida
- Recombinação de DNA
- Fabricação de insulina
- Vacina contra hepatite
Pergunta completa:
“Com os avanços da engenharia genética e da biotecnologia, muita coisa mudou. base da hereditariedade. A partir daí, os cientistas puderam trocar genes e atingir os objetivos desejados para a semente. Organismos geneticamente modificados (OGMs) são produzidos para atender a diversos desafios, como demanda de alimentos, desnutrição humana, mudanças ambientais e sustentabilidade.”
Com base no exposto, analise as afirmações a seguir e marque T para verdadeiro ou F para falso.
( ) O melhoramento genético é possível por meio de alterações no genótipo, o que provoca alterações na estrutura morfológica das flores alimentares (fenótipo).
( ) O melhoramento genético visa obter variedades com melhores características, incluindo resistência a pragas, menor tempo de cultivo, maior vigor, entre outras.
( ) Como exemplos de melhoramento genético, pode-se citar o trigo e o arroz, que pelo método de propagação de variedades semi-anãs resistentes a doenças, obtêm-se espécies mais resistentes e com melhor produtividade através do uso de fertilizantes.
( ) Outro exemplo de melhoramento genético da cana-de-açúcar, que foi realizado a partir do isolamento de características morfológicas, fisiológicas e anatômicas, através da manipulação de diferentes espécies como Saccharum officinarum, que possui alto teor de açúcar e Saccharum spontaneum que possui maior vigor e tolerância a pragas e doenças. Este processo confere resistência às espécies atualmente utilizadas como cultivares.
Agora, marque as alternativas que apresentam a ordem correta:
Selecione um:
a. V - V - V - V.
b. F - V - V - F.
c. V - V - V - F.
d. F - V - F - V.
e. F - F - F - V.
Saiba mais sobre engenharia genética e biotecnologia em: https://brainly.com.br/tarefa/15503919
#SPJ4