"Enquanto política pública, a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) pode ocorrer em diversos setores e deverá observar os princípios organizativos e doutrinários do campo no qual está inserida. Assim, na esfera da segurança alimentar e nutricional, deverá observar os princípios do SISAN; na saúde, os princípios do SUS, na educação, os princípios da PNAE, na rede sociassistencial, os princípios do SUAS e assim sucessivamente. " BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em: 04 dez. 2017. Sobre os princípios da EAN, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
Respostas
As informações sobre segurança alimentar e vulnerabilidade são importantes para informar os tomadores de decisão na elaboração de programas e políticas, tanto em nível central quanto local. Quando se trata de Educação Alimentar e Nutricional, a alternativa correta é a da opção A.
Principais detalhes sobre Educação Alimentar e Nutricional
A segurança nutricional é definida como “o acesso físico, econômico, ambiental e social a uma dieta equilibrada, água potável, saúde ambiental, serviços básicos de saúde e educação básica”. Isso significa que a segurança nutricional requer uma combinação de componentes dietéticos e não alimentares.
A segurança nutricional demonstrada pelo estado nutricional é o objetivo final da segurança alimentar, da saúde e da parentalidade a nível individual. A insegurança alimentar é uma das 3 principais causas de problemas nutricionais. As outras causas principais são as condições de saúde e ambientais da comunidade e a educação. Portanto, onde houver insegurança alimentar, haverá risco de desnutrição, incluindo deficiências de micronutrientes.
Ao considerar os princípios relacionados à Educação Alimentar e Nutricional, pode-se dizer o seguinte:
- Sustentabilidade social, ambiental e econômica;
- Uma abordagem abrangente de sistemas alimentares;
- Valorização da cultura alimentar local;
- Apreciar a diversidade de opiniões e perspectivas sobre alimentação;
- A Alimentação e Nutrição tem um papel de referência para a vida;
- A alimentação é valorizada como prática emancipatória;
- Promove o autocuidado e a autonomia;
- A educação alimentar como processo que produz autonomia e participação ativa;
- entre setores e diversidade em cenários de práticas alimentares;
- Planejamento, avaliação e monitoramento de ações de educação alimentar e nutricional.
Pergunta completa:
( ) O princípio. relações sociais, sociais, econômicas e econômicas, se limitam a dimensão ambiental, mas não se estendem-se e são consideradas em todas as etapas do processo de sustentabilidade.
( ) O princípio II. A sua integralidade visa contribuir para que os sistemas alimentares e os Grupos façam escolhas conscientes.
( ) O princípio V. A promoção dos estabelecimentos de vínculos, entre o estabelecimento de vínculos, entre o processo pedagógico e as realidades e cuidados locais.
( ) O princípio VII. A diversidade nas configurações de prática trata de uma articulação dos segmentos distintos se governamentais, a forma que corresponde à alimentação adequada e saudável.
( ) O princípio IX. Planejamento, avaliação e monitoramento das ações estabelecidas como estratégias e conteúdos de EAN devem ser desenvolvidos para se coordenar e utilizar abordagens complementares de forma harmônica e sistêmica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V - V - F - F - F.
b. F - F - F - V - V.
c. V - F - V - F - V.
d. V - V - V - V - F.
Saiba mais sobre segurança alimentar e nutricional: brainly.com.br/tarefa/23502848
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,.,.,.,.,,,,,,,,,,,