• Matéria: História
  • Autor: sacramar1781
  • Perguntado 3 anos atrás

O conceito de patrimônio cultural, da forma como hoje o conhecemos, surge na aurora da revolução industrial, ao final do século xviii, no bojo da revolução francesa, instituidora de uma nova ordem política, jurídica, social e econômica, que consolida o conceito de nação e de nacionalidade e reconhece os direitos fundamentais do homem. O mundo de então tinha um bilhão de habitantes, e as mudanças na sociedade e no hábitat, natural e construído, ainda se processavam lentamente para os padrões contemporâneos, mas com intensidade suficiente para promover um processo de industrialização e urbanização crescentes, modificando profundamente meios de produção, instituições seculares, ideologias, sociedades, costumes e fronteiras, sejam políticas ou do conhecimento. Torelly, l. P. P. Notas sobre a evolução do conceito de patrimônio cultural. Fórum patrimônio: ambiente construído e patrimônio sustentável, v. 5, n. 2, 2013 (adaptado). De acordo com o texto, o conceito de patrimônio cultural surge como uma forma de

Respostas

respondido por: lucasnmattos
0

O texto indica que a ideia de patrimônio cultural tinha como objetivo: a) fortalecer a identidade social.

A importância do patrimônio cultural em nossa sociedade

Há, desde a revolução francesa, um forte corrente defensora do progresso e da modernização da sociedade. Atualmente, esse processo é ainda mais intenso, com as rápidas mudanças geradas pelas tecnologias que permitem a globalização.

Porém, é importante ressaltar que esse progresso não deve ser construído sem que se considerem os costumes locais, que passam de geração em geração.  A preservação do patrimônio cultural tem diversos efeitos, entre eles o pedagógico, pois nos ensina aspectos do passado que fundaram a sociedade atual, como costumes, arquitetura e fronteiras.

Acreditamos que as alternativas sejam as seguintes:

a) fortalecer a identidade social.

b) pulverizar os valores artísticos.

c) reconstruir o passado decadente.

d) priorizar a subjetividade moderna.

e) estimular as inovações arquitetônicas.

Para saber mais sobre patrimônio cultural, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/5824989

#SPJ4

Perguntas similares