"(. ) para se tornar um professor alfabetizador, a formação inicial por si só não se faz suficiente; é preciso oportunizar (através de formação contínua) saberes necessários ao profissional para que este sinta segurança ao lecionar e possa de fato contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Vale lembrar que o tempo na docência também se configura num dos elementos indispensáveis para o exercício da profissão, uma vez que a prática pode ser (re)apropriada conforme os diferentes contextos que o professor atua" (CARVALHO, 2014, p. 102)
Respostas
A formação inicial e continuada fortalece a forma como a experiência docente será aplicada. A citação no texto nos mostra que o docente tem um papel fundamental na transmissão do saber, sendo determinante para o processo de alfabetização e letramento do aluno. Alternativa D.
Como a formação continuada é colocada em prática?
A partir da formação contínuada o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento como professor, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo.
As alternativas:
a) os saberes necessários para lecionar são adquiridos na formação inicial do professor.
b) somente o professor “seguro” contribui com o processo de ensino-aprendizagem.
c) o tempo de docência de um professor faz com que este se acomode e não exerça a docência como deveria.
d) as formações inicial e continuada, somadas com as experiências docentes que o tempo proporciona, são indispensáveis ao professor alfabetizador.
e) na formação do professor alfabetizador, os contextos em que atua não são relevantes, pois sua formação já está estabelecida.
Mais sobre o Projeto Político Pedagógico:
https://brainly.com.br/tarefa/17179309
#SPJ4
Resposta:
D.
as formações inicial e continuada, somadas com as experiências docentes que o tempo proporciona, são indispensáveis ao professor alfabetizador.
Explicação:
A citação coloca algumas questões importantes e pertinentes à formação do professor alfabetizador, destacando as formações inicial e continuada como necessárias, bem como a experiência e a possibilidade de rever, refletir e renovar as suas práticas por meio da sua experiência, do tempo em que exerce a sua docência. A característica de refletir sobre sua prática e a partir daí melhorar seus processos de ensino e aprendizagem é determinante na formação de um professor alfabetizador bem-sucedido.