• Matéria: Pedagogia
  • Autor: oliveiraf6844
  • Perguntado 3 anos atrás

"A estrutura literária, como qualquer outra estrutura ideológica, refrata a sociedade socioeconômica que a gera, mas o faz ao seu modo. Ao mesmo tempo, porém, em seu "conteúdo", a literatura reflete e refrata as reflexões e refrações de outras esferas ideológicas (ética, epistemologia, doutrinas políticas, religião, etc. ). O que quer dizer que, em seu "conteúdo", a literatura reflete a totalidade do horizonte ideológico de que ela própria é uma parte constituinte. O conteúdo da literatura reflete outras formações ideológicas não artísticas (éticas, epistemológicas, etc. ). Mas, ao refleti-las, a literatura engendra novas formas, novos signos do intercurso ideológico. E tais signos são obras de arte, que se tornam parte real da existência social que rodeia o homem. Refletindo algo externo a elas, as obras literárias constituem ao mesmo tempo fenômenos singulares. Seu papel não pode ser reduzido ao [. ] de auxiliar, de refletir outras ideologias. As obras literárias possuem um papel ideológico independente bem como seu modo particular de efetuar a refração da existência socioeconômica. " Desse modo,

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Essa questão está relacionada as reflexões e refrações de outras esferas ideológicas, ou seja, ela considera a epistemologia, as doutrinas, as políticas, a ética entre outros.

A estrutura literária é fundamental para a construção de obras fictícias e reais

É através da literatura que a pessoa desenvolve seu potencial de discernimento, como uma forma de colocar em prática sua interpretação e o letramento.

Por fim, a literatura é um instrumento fundamental para o processo de leitura, pois ela que definirá a forma como entendemos as características de alguma frase, ou texto.

Sobre a literatura:

https://brainly.com.br/tarefa/14185453

#SPJ4

Perguntas similares