"Em um novo estudo co-financiado pelo Instituto de Astrobiologia da NASA, os cientistas compararam estruturas tridimensionais dos ribossomos de uma variedade de espécies de complexidade biológica variável, incluindo humanos, leveduras, bactérias e archaea. A equipe descobriu "impressões digitais" distintas nos ribossomos, onde novas estruturas foram adicionadas à superfície ribossômica, sem alterar o núcleo ribossômico pré-existente, que se originou mais de 3 bilhões de anos atrás, antes do último ancestral universal comum [. ]. "
Respostas
Podemos considerar em relação a importância dos ribossomos para as células e sua caracterização que eles desempenham a síntese de proteínas, alterando-as para o beneficiamento celular, além de traduzirem e interpretarem as mensagens recebidas do DNA.
Portanto, o gabarito para esta questão é a alternativa B.
Caracterizando a importância do ribossomo para o organismo
Sabemos que os ribossomos são cruciais para a célula, pois desempenham a síntese e a produção de proteínas, interpretando as mensagens do DNA através dos aminoácidos e traduzindo a informação, resultando assim na essencial produção de proteína.
Logo, os ribossomos não possuem seu próprio DNA, muito menos utilizados para as trocas gasosas e nem estão associados a membrana plasmática, por isso que por eliminação concluímos que a única alternativa que apresenta uma informação verdadeira é a letra B.
Complemento do enunciado
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as função das organelas celulares, pode-se afirmar que os ribossomos são fundamentais para a célula, porque:
a. são as organelas responsáveis pelo equilíbrio celular, mantendo o nível apropriado de água na célula, impedindo desidratação ou rompimento por excesso de água.
b. realizam a síntese de proteínas e as alteram para beneficiamento da célula. Além disso, os ribossomos são responsáveis por interpretar e traduzir as mensagens vindas do DNA.
c. apesar de serem organelas, como as mitocôndrias, apresentam núcleo e DNA exclusivos, por isso, se encarregam de todos os comandos e processos que envolvem a duplicação celular.
d. são organelas muito abundantes, que podem ser encontradas no citoplasma, núcleo e no retículo endoplasmático rugoso (RER), e são imprescindíveis para as trocas gasosas celulares.
e. nas células, os ribossomos geralmente estão localizados junto à membrana plasmática e, por isso, ajudam a controlar a saída e a entrada das partículas.
Entenda mais sobre os ribossomos aqui:
brainly.com.br/tarefa/6390244
#SPJ4