Leia o fragmento de texto da obra Lucíola, de José de Alencar.
[...] Caso a senhora cometesse a indiscrição de ler estas páginas a alguma menina inocente, talvez chegassem ao fim sem uma única pergunta. A borboleta esvoaça sem pousar entre as flores venenosas, por mais brilhantes que sejam; e procura o pólen no cálice da violeta e de outras plantas humildes e rasteiras. O espírito da moça é a borboleta: o seu instinto é a castidade.
ALENCAR, José de. Lucíola. Porto Alegre: L&M Pocket, 2010. p. 48.
A alegoria criada pelo narrador do romance romântico “Lucíola”, de José de Alencar, pode ser interpretada da seguinte maneira:
a.
Melhor seria não ler as páginas indiscretas escritas pelo narrador, para que a menina, assim como a borboleta que se aproxima de flores brilhantes e venenosas, não perca sua castidade e inocência.
b.
Assim como a borboleta, que não se deixa atrair por flores que emanam brilho e destilam venenos, a menina casta e inocente não se aproximaria de algo que lhe fosse prejudicial ao espírito.
c.
Pela sua delicadeza, inocência e castidade, a menina se deixa levar pelo perigo; faz como a borboleta, que não percebe nas plantas rasteiras o teor de veneno contido em suas pétalas.
d.
A castidade e a inocência estão nas flores rasteiras e humildes, que mesmo não sendo bonitas e brilhantes, guardam um instinto que lhes protege dos venenos.
e.
O perigo de se perder a inocência e a castidade ocorre quando alguém mais velho e experiente apresenta páginas indiscretas a uma menina, que guardam a inocência das borboletas que não se aproximam de flores venenosas.
Respostas
Resposta: c
Explicação:
A respeito da obra Lucíola, de José de Alencar, a alternativa B é a que corresponde a uma interpretação correta do trecho, em que é apresentada uma alegoria entre o instinto de uma borboleta e a reação de uma menina inocente a conteúdos indiscretos.
Contextualizando a interpretação alegórica em Lucíola
A) Incorreto. A interpretação é a de que a menina inocente não teria malícia para questionar o teor da carta.
B) Correto. A alegoria compara a natureza de uma menina inocente ao comportamento de uma borboleta em relação às plantas.
C) Incorreto. De acordo com o texto, o instinto da menina inocente é desviar-se dos perigos.
D) Incorreto. Na alegoria, a comparação para a castidade e inocência é o comportamento da borboleta.
E) Incorreto. O texto descreve a maneira como a qual uma menina hipoteticamente permaneceria inocente e casta mesmo diante de conteúdos indiscretos.
Saiba mais sobre José de Alencar em https://brainly.com.br/tarefa/5562951
#SPJ1