A excreção dos fármacos e metabólitos na urina inclui três processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. Em geral, as alterações da função renal global afetam esses três processos na mesma extensão [. ]. " Fonte: HILAL-DANDAN, R. ; BRUNTON, L. Manual de farmacologia e terapêutica de Goodman
Respostas
O ajuste do pH urinário pode promover ou inibir a reabsorção de certos fármacos, pois muitos fármacos, quando excretados, são parcialmente reabsorvidos.
Portanto, pode-se ver que a resposta válida para a pergunta acima é C) Ajustar o pH da urina pode favorecer a absorção do fármaco nos túbulos proximal e distal.
Farmacocinética
A farmacocinética é um ramo da farmacologia que examina o movimento dos medicamentos desde o momento em que são tomados até serem vomitados pelos órgãos excretores do corpo humano. As fases farmacocinéticas são geralmente divididas em Adsorção, Distribuição, Metabolismo e Extensão.
A maioria das drogas é metabolizada no fígado, outras não são metabolizadas, mas todas as drogas devem ser excretadas e a maioria é excretada na urina.
As drogas também podem ser excretadas pelas fezes, respiração e até suor, dependendo do tipo de droga e seu local de ação, bem como do local de metabolismo.
Pergunta completa
A excreção urinária de drogas e metabólitos envolve 3 processos independentes: filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva. Em geral, as mudanças na função renal global afetam todos esses três processos no mesmo grau [...].”
origem: HILAL-DANDAN, R.; BRUNTON, L. Goodman & Gilman's Handbook of Pharmacology and Therapy. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Levando em consideração essas informações e o conteúdo de eliminação do fármaco estudado, marque a alternativa correta quanto aos fatores que afetam os processos de filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva:
A) Os fármacos que são rapidamente eliminados do organismo apresentam valores de depuração baixos.
B) A concentração urinária do fármaco no túbulo proximal pode aumentar devido ao transporte passivo de difusão a partir do qual a molécula do fármaco é ionizada.
C) O ajuste do pH urinário pode favorecer a absorção do fármaco nos túbulos proximal e distal.
D) A concentração do fármaco na urina pode ser maior se ocorrer reabsorção nos túbulos proximal e distal.
E) O aumento do débito urinário aumenta a reabsorção, aumentando o transporte do fármaco por difusão facilitada.
Saiba mais sobre farmacologia: brainly.com.br/tasa/20790691
#SPJ4