• Matéria: Português
  • Autor: gio2021
  • Perguntado 3 anos atrás

11. O cartaz, além das informações numéricas, traz elementos como "livro", "mão", "corrente quebrada", mensagem relacionada à consciência. Analise todo o conjunto e escreva um breve texto explicativo que dê sentido a esses elementos.
12. Os dados do cartaz comprovam ou se opõem à informação abaixo: A história, os documentos mostram que após a libertação formal dos escravos, não foi pro- posto nenhum tipo de ajuda governamental para incluir esses novos cidadãos à sociedade. data "20 de novembro" representa?


dou 100 pontos​

Respostas

respondido por: pati7719
19

Resposta:

Correntes: liberdade, pois os escravos negros eram presos em correntes;

Mãos: pessoas se conscientizando sobre o assunto da abolição da escravatura e o preconceito racial com os negros;

Livro: passado sofrido pelos negros.


marquesousagabriel: Obrigado
respondido por: arper
7

Sobre os elementos do cartaz a ser analisado podemos dar as seguintes respostas:

  1. A libertação do conhecimento, a cultura e a sabedoria são representadas através das correntes quebradas ao lado de um livro, aparentemente sendo lido por uma pessoa.
  2. O cartaz confirma essa afirmação, pois os números expostos corroboram com isso, afinal a desigualdade entre pretos/pardos e brancos permanece, ou seja, pessoas não-brancas continuam sendo prejudicadas.

O 20 de Novembro

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data comemorativa existe para que haja conscientização relacionada às desigualdades relacionadas a cor de pele das pessoas.

O dia foi inspirado na data em que se atribui a morte de Zumbi dos Palmares, importante líder negro, muito relevante para a libertação das pessoas escravizadas no Brasil. No cartaz analisado é possível perceber a relação entre a data e os números apresentados, pois proporciona uma reflexão sobre a desigualdade que permanece até os dias de hoje.

Leia mais sobre o 20 de novembro: https://brainly.com.br/tarefa/49979436

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares